Escrito por Caio Fábio Schlechta Portella |
Sex, 14 de Agosto de 2009 00:14 |
Sincronicidade é um conceito sutil, ela é inerente a todo o universo, é um principio ordenador da realidade, algo que esta por traz das coisas, uma conexão dos elementos psíquicos/abstratos com a realidade Física. Um exemplo simples de sincronicidade pode ser encontrado no livrosincronicidade: um princípio de conexões acausais, do próprio Jung. Neste livro, entre muitas outras coisas, ele fala de uma série de acontecimentos que vieram depois de ter um sonho com um peixe, este peixe aparece no decorrer do dia em uma série enorme de “coincidências” que não tem nenhuma ligação física que justificasse um evento desencadear o outro.
Estas coisas estatisticamente impossíveis, como por exemplo: você lembrar-se de uma pessoa e de repente ela te liga, ou então pensar em alguma coisa e de repente ela aparece na sua frente, seriam ligações sincronísticas.
Jung define sincronicidade como “coincidência significativa”, este termo expressa bem o que liga os eventos sincronísticos - diferente de sincrônico, pois sincrônico é algo que ocorre ao mesmo tempo, sincronístico é relativo ao tempo como veremos adiante.Jung usa de algumas definições que abrangem o termo: “Emprego, pois, aqui, o conceito de sincronicidade, no sentido especial de coincidência, no tempo, de dois ou vários eventos, sem relação causal, mas com o mesmo conteúdo significativo...” (JUNG, OBRAS COMPLETAS, VIII, par. 849) “... a simultaneidade de um estado psíquico com um ou vários acontecimentos que aparecem como paralelos significativos de um estado subjetivo momentâneo e, em certas circunstâncias, também vice-versa.” (JUNG, OBRAS COMPLETAS, VIII, par. 850) “...um só e o mesmo significado (transcendente) pode manifestar-se simultaneamente na psique humana e na ordem de um acontecimento externo e independente.” (JUNG, OBRAS COMPLETAS, VIII par.905) “Um conteúdo inesperado, que está ligado direta ou indiretamente a um acontecimento objetivo exterior, coincide com um estado psíquico ordinário.” (JUNG, OBRAS COMPLETAS, VIII, par. 855) Resumindo:
Uma coincidência de um estado psíquico com um evento externo objetivo simultâneo, uma coincidência de um estado psíquico com um evento externo simultâneo, mas distante no espaço, e uma coincidência de um estado psíquico com um evento externo distante no tempo.
Assim estes eventos são relativos ao espaço-tempo, posso, por exemplo, sonhar com algo que acaba acontecendo dias depois, o significado, o símbolo emerge na realidade, sendo o sentido o fator desencadeador.Jung propõe Juntamente como Prof. W. Pauli, físico, um quaternário que satisfaz os postulados da física moderna e ao mesmo tempo da psicologia analítica:
Figura1: A realidade e a Sincronicidade (Fonte: JUNG, 1971)
Nesta figura a sincronicidade age de forma complementar a causalidade – este termo está ligado com causa e efeito, uma cadeia de fenômenos que podemos prever acompanhar, como por exemplo: se jogo uma bola no ar e sei sua velocidade, as características do material, peso etc.. Posso prever onde ela vai cair, isso é uma relação causal.
Uma relação acausal implica em uma diferente natureza para a mente e para os fenômenos relacionados a ela, este é o questionamento da Física moderna, a chamada Física quântica, que por conta das descobertas, teve que considerar a possibilidade da consciência interagir como parte integrante na formação da realidade que chamamos de realidade física, a matéria.
Sendo o sentido o “fator desencadeador” dos fenômenos sincronísticos, Jung coloca o questionamento de que estamos acostumados a perceber o sentido como algo dentro da nossa mente, um processo ou um conteúdo psíquico, assim é difícil imaginar, como acontece no caso da sincronicidade, que o sentido possa estar em um acontecimento externo. Para um fenômeno ser considerado sicronístico, este deve ser totalmente acausal, ou seja, não pode haver uma ligação nem se quer imaginável de uma cadeia de fenômenos que levasse o evento psíquico ao acontecimento.
Vários experimentos foram feitos Joseph Banks Rhine (pesquisador americano pioneiro em pesquisas sobre parapsicologia). Estes experimentos ajudaram muito Jung a definir sua teoria, e por conta deles Jung percebeu a influência da sincronicidade nos seus experimentos sobre astrologia. Nesses experimentos, os resultados se ordenavam de forma diferente dependendo da sua postura, do que ele esperava e de seu estado de espírito.
Essa unicidade, essa ligação devolve à ciência um sentido mais profundo, perdido com o materialismo cartesiano, e dá à Psicologia um panorama muito mais amplo, possibilitando uma ponte com a Filosofia, a Física e a Biologia, enriquecendo nossa compreensão do mundo e devolvendo o sentido de uma forma mais harmônica à vida das pessoas.
Caio Fábio Schlechta Portella - Naturólogo
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sexta-feira, 29 de março de 2013
A Sincronicidade – uma conexão acausal
Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE:
- Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE:
1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2, Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;
3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:
1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
Pense nisso....
PASSO A PASSO PARA O TCC
Passo a passo para o TCC de acordo com o Manual Acadêmico Unifai 2011: preencha cada tópico e ao final seu TCC estará prontinho para formatação e revisão!!!
*Após entrega e aprovação do Pré Projeto siga o Passo a passo para o TCC.
*Para visualizar os ANEXOS e tirar dúvidas, consultar o Manual; disponível em:http://www.unifai.edu.br/noticia.asp?area=1672&tipo=Manuais.
*O TCC deve ter no mínimo 25 folhas excetuando elementos pré e pós textuais.
Fonte Arial
Tamanho 12
Espaçamento entre linhas 1,5
Justificado
Elementos pré-textuais:
CAPA (anexo VII)
FOLHA DE ROSTO (anexo VIII A)
FOLHA DE APROVAÇÃO (anexo XIX A) (contém as mesmas inf. da Folha de Rosto)
DEDICATÓRIA (OPCIONAL) (Anexo X)
AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) (Anexo XIX)
RESUMO EM PORTUGUÊS
Texto claro e conciso num único parágrafo, abordar principais aspectos do texto como idéia central, objeto em questão, objetivos, metodologia, conclusões, até 500 palavras. Incluir no máximo 5 palavras-chave.Ver ABNT 6028:2003
SUMÁRIO (ANEXO III)
ABNT 6027:2002 E 6024:2003
Recria estrutura e sequência de partes e assuntos da monografia.
LISTA DE TABELAS, GRÁFICOS E ILUSTRAÇÕES (ANEXO XIV)
LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS (ANEXO XV)
Elementos Textuais (no mínimo 25 folhas):
INTRODUÇÃO
Apresentação geral e sucinta do trabalho
O PROBLEMA E A QUESTÃO DA PESQUISA
Relato da situação problema. Finalizar por meio de uma pergunta
HIPÓTESES
Iniciar com um texto e indicar as hipóteses que nortearam investigação
OBJETIVOS
Texto explicativo sobre o que se deseja atingir
OBJETIVO GERAL
Uma frase no infinitivo sobre o problema da pesquisa
OBJETIVO ESPECÍFICO
Elaborar texto introdutório e citar os objetivos iniciados por verbo que indiquem intenção ou ação desenvolvida. Definem diferentes pontos da pesquisa, visando confirmar hipóteses e concretizar objetivo geral.
JUSTIFICATIVA
Demonstrar importância e relevância do projeto. Texto único, sem tópicos ou subdivisões. Delimitar área do conhecimento, espaço geográfico e período do foco pesquisa. Descrever a relevância, enfatizando a contribuição do projeto para o conhecimento e a sociedade. *Analisar obras mais recentes sobre o tema por meio de revisão bibliográfica; as que forem utilizadas deverão ser citadas no corpo do texto (citação) e mencionadas no item Referências.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desenvolver um texto explicativo ou de apresentação sobre assuntos tratados no decorrer
MÉTODO DE PESQUISA
Abordagem tipo e método de investigação, dificuldades encontradas no processo de pesquisa. Pode ser bibliográfica e de campo. Se for de campo pode ser qualitativa ou quantitativa.
ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Um dos mais importantes. Função de relatar, analisar e discutir os resultados. Analisar perguntas, questionários, entrevistas e relacioná-las com fundamentação teórica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerações finais com destaque para confirmação ou não das hipóteses. Retoma o problema, apresenta autores mais relevantes, contribuição pessoal e teórico para a própria formação, indicar sugestões futuras de pesquisas e questões que não foram resolvidas.
Elementos pós textuais:
REFERÊNCIAS
Digitadas em espaço simples e separadas entre si com dois espaços simples.
SOBRENOME. Nome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data publicação.
ALENCAR. José de. A pata da gazela. São Paulo: Record, 1990. Disponível em: . Acesso em: 27 maio de 1995.
APÊNDICES (OPCIONAL)
Conjunto de elementos elaborados pelo autor que visam complementar argumentação. Exemplo de como indicar: APÊNDICE A – Formulário para permanência do aluno em imersão.
ANEXOS (OPCIONAL)
Conjunto de documentos não elaborados pelo autor que servem para fundamentação, comprovação e ilustração das informações e idéias apresentadas. Exemplo de como indicar:ANEXO A – Gráfico da evolução do crime de 2000 a 2001.
GLOSSÁRIO (OPCIONAL)
Lista em ordem alfabética com palavras ou expressões técnicas de uso restrito e específico empregadas no decorrer do trabalho.
CITAÇÕES:
DIRETA: Autor, data e página. Até 3 linhas devem estar contidas no corpo do texto entre aspas duplas. Mais de três linhas deve ser apresentada em parágrafo isolado com recuo de 4cm da margem esquerda e fonte menor que o do texto e sem aspas.
INDIRETA: Sem aspas e sem o número da página.
CITAÇÃO DE CITAÇÃO: Citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso. Exemplo: AUTOR CITADO, ano de publicação do documento, página apud AUTOR CONSULTADO, ano de publicação do documento, página.
CITAÇÃO DA BÍBLIA: Exemplo: Segundo o Evangelho de São João, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16).
NOTAS DE RODAPÉ: Referências ou explicações ao pé da página. Tradução de citação importante, indicação de uma versão original, observações e comentários adicionais para melhor elucidação. *ABNT diz que na citação de citação o autor citado deve ser referenciado em nota de rodapé. Confira!
*Termos estrangeiros: usar destaque como o itálico.
REFERÊNCIA: MANUAL ACADÊMICO UNIFAI: Ad experimentum. São Paulo: UNIFAI, [2011?].
Telma Alencar
Fonte: http://biblioteconomiatccetcetal.blogspot.com.br/2011/08/passo-passo-para-o-tcc.html
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Paisagens da alma: uma introdução ao pensamento de Carl Jung
C. G. Jung e S. Freud são dois grandes pensadores dos séculos XIX e XX, responsáveis por construir e explorar o conceito de inconsciente, originando o que denominamos hoje de Psicanálise. A introdução desse conceito teve enorme influência na cosmovisão do século XX, ocasionando importantes mudanças no modo de compreensão do mundo.
Este curso visa fornecer uma aproximação introdutória aos conceitos da psicologia junguiana, proporcionando um encontro produtivo com os eventos e acontecimentos presentes na “paisagem da nossa alma”.
Calendário:
sextas-feiras, 14h a 16h
Grandes temas:
b. Ego, inconsciente pessoal e coletivo;
c. Arquétipo e símbolo;
d. Persona e sombra;
e. Anima e animus;
f. Self e individuação.
Metodologia:
Docente:
Vera Lucia Paes de Almeida, psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião, PUC-SP.
Pagamento pelo site:
A Palas Athena, buscando oferecer uma política de preços que atenda tanto as necessidades dos nossos alunos, como as exigências econômicas que se fazem necessárias à administração da Associação, praticará as seguintes condições em 2013:
http://www.palasathena.org.br/curso_detalhe.php?curso_id=168
Formação de Consultor Interno de RH
Data: 18 e 19 de Março de 2013
Horário: 08h às 18h
Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Objetivo
Apresentar o papel do profissional de Recursos Humanos no cenário empresarial contemporâneo para a identificação de ações de intervenções relevantes tangentes ao capital intelectual para estruturar e consolidar um RH Estratégico.
Apresentar o papel do profissional de Recursos Humanos no cenário empresarial contemporâneo para a identificação de ações de intervenções relevantes tangentes ao capital intelectual para estruturar e consolidar um RH Estratégico.
Metodologia
Os temas serão abordados através de metodologia expositiva e realizados também estudos de casos Recursos Humanos para estudos e discussões aprofundadas individualmente e em grupos.
Os temas serão abordados através de metodologia expositiva e realizados também estudos de casos Recursos Humanos para estudos e discussões aprofundadas individualmente e em grupos.
Conteúdo Programático
1. Cenário Recursos Humanos – Contextualização
1.1. Cenários Recursos Humanos x Departamento Pessoal x Recursos Humanos/Gestão Pessoas x Consultor Interno de RH
1.2. Por que o RH ainda não consegue ser estratégico?
1.2.1. Recursos Humanos x Consultor Interno de RH
1.2.2. Envolvimento do Gestores
1.3. Ter / Ser RH
1. Cenário Recursos Humanos – Contextualização
1.1. Cenários Recursos Humanos x Departamento Pessoal x Recursos Humanos/Gestão Pessoas x Consultor Interno de RH
1.2. Por que o RH ainda não consegue ser estratégico?
1.2.1. Recursos Humanos x Consultor Interno de RH
1.2.2. Envolvimento do Gestores
1.3. Ter / Ser RH
2. O papel de um consultor
2.1. Deveres, obrigações, relação com clientes
2.2. Entendimento sobre o cliente interno
2.3. Consultoria não se faz por uma pessoa, mas é um modelo de gestão “compartilhado”
2.4. Fórmula RH estratégico
2.1. Deveres, obrigações, relação com clientes
2.2. Entendimento sobre o cliente interno
2.3. Consultoria não se faz por uma pessoa, mas é um modelo de gestão “compartilhado”
2.4. Fórmula RH estratégico
3. O novo cenário de RH (demandas, necessidades, desafios)
3.1. Os Subsistemas de RH
3.2. Os desafios de cada subsistema
3.3. O papel do Consultor Interno em cada subsistema
3.4. Clima e Cultura Organizacional – definições e aplicação prática
3.1. Os Subsistemas de RH
3.2. Os desafios de cada subsistema
3.3. O papel do Consultor Interno em cada subsistema
3.4. Clima e Cultura Organizacional – definições e aplicação prática
4. O paradigma da Consultoria Interna de RH – uma mudança comportamental
4.1. MVVE Empresa x MVVE RH (não basta adaptar, temos que definir MVVE de RH e oficializá-lo)
4.2. Responsabilidades do Consultor
4.3. Responsabilidades das lideranças (se eles não quiserem nada funciona)
4.4. Gestão de Conflitos
4.1. MVVE Empresa x MVVE RH (não basta adaptar, temos que definir MVVE de RH e oficializá-lo)
4.2. Responsabilidades do Consultor
4.3. Responsabilidades das lideranças (se eles não quiserem nada funciona)
4.4. Gestão de Conflitos
5. CIRH – a fórmula do RH estratégico
5.1. Apresentação de resultados: tangíveis e intangíveis
5.1.1. Tangíveis – números
5.1.2. Intangíveis – clima e cultura
5.1. Apresentação de resultados: tangíveis e intangíveis
5.1.1. Tangíveis – números
5.1.2. Intangíveis – clima e cultura
6. Gestão por Competências, Cultura de Feedback e BSC como estrutura de apoio
Público Alvo
Profissionais da área de Recursos Humanos: Assistentes, Analistas, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais que tenham interesse no modelo de Gestão de Consultoria Interna.
Profissionais da área de Recursos Humanos: Assistentes, Analistas, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais que tenham interesse no modelo de Gestão de Consultoria Interna.
Carga horária
16h
16h
Facilitador: Euclides B. Junior | |
Consultor, palestrante e facilitador da Leme Consultoria, com especialização em Gestão por Competências e na Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme, palestrante e facilitador de treinamentos. É Psicólogo, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.
| |
Atua em Recursos Humanos há mais de 10 anos em diversos subsistemas de RH, especializando-se em processos de Gestão Estratégica de Pessoas. Atuou como consultor em empresas como Ceva Logistics, Hospital Anchieta, Grupo Bimbo – Pullman, contém 1g, Caixa Econômica Federal, Cereser, Tintas Coral, TRW, dentre outras.
Participação no capítulo 3 do livro Gestão por Competências no Setor Público, organizado por Rogerio Leme, onde fala sobre Gestão por Competências: da teoria para a Prática |
Investimento: R$ 1.100,00
– Pagamento até 18/02/2013 R$ 935,00
– Pagamento até 01/03/2013 R$ 990,00
- Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
– Pagamento até 18/02/2013 R$ 935,00
– Pagamento até 01/03/2013 R$ 990,00
- Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
Desconto de 20% neste Treinamento para:
- Participantes das Palestras da Leme Consultoria no CONVIRH 2012;
- Participantes das Palestras ministradas pelo Rogerio Leme no CONARH 2012;
- Participantes das Palestras ministradas pelo Rogerio Leme no CBTD 2012;
- Participantes de Treinamentos Abertos já realizados com a Leme Consultoria.
* Desconto não acumulativo.
- Participantes das Palestras da Leme Consultoria no CONVIRH 2012;
- Participantes das Palestras ministradas pelo Rogerio Leme no CONARH 2012;
- Participantes das Palestras ministradas pelo Rogerio Leme no CBTD 2012;
- Participantes de Treinamentos Abertos já realizados com a Leme Consultoria.
* Desconto não acumulativo.
Inclusos: Material didático, Coffee break e certificado.
Informações Adicionais:
– A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos;
– Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva;
– Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria;
– A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos;
– Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva;
– Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria;
Formas de Pagamento | |
Boleto Bancário | Cartões de Crédito – em até 12x |
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Comece o ano vendendo (palestra)
Comece o ano vendendo (palestra)
COMECE O ANO VENDENDO!
O objetivo da palestra é proporcionar aos participantes técnicas e estratégias para conquistar e manter clientes. Enfoca o poder da comunicação clara e eficiente e de fatores relacionados à autoconfiança do profissional de vendas. Uma visão diferente sobre o mundo da negociação, gerenciando razão e emoção.PROGRAMA
- Conceitos de vendas e vendedor, o que mudou?
- O novo perfil do consumidor moderno
- As etapas da venda efetiva e como aplicá-las
- Empatia como fator chave em vendas
- Negociação e fechamento, qual o mistério?
PALESTRANTE
Débora Martins é especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Consultora, palestrante e jornalista, sócia-diretora na Atender Bem Consultoria e Treinamento Ltda. desde 1999. Auditora NBR Isso 9001:2008 pelo SENAI/SP. Co-autora dos livros: “Os trinta + em Atendimento e Vendas” (2008), “Os trinta + em Motivação do Brasil” (2009) e “A arte de se tornar um profissional cobiçado” (2012). Colunista do Portal Administradores. Desenvolve programas de treinamentos e palestras sobre atendimento a clientes, vendas, motivação e carreira.
Confirme sua presença pelos telefones: (11) 3208-5753/ 3208-4096
Ou pelo e-mail: dcentro@acsp.com.br
http://palestrantedeboramartins.blogspot.com.br/2013/01/comece-o-ano-vendendo-palestra.html
Workshop DICAS DE OURO (evento aberto)
Workshop DICAS DE OURO (evento aberto)
Um workshop inovador com foco motivacional que proporciona aos participantes uma ampla reflexão sobre como mudar de vida. Apresenta uma fórmula em formato de dicas para obter sucesso e prosperar na vida pessoal e profissional. Baseada no livro: “100 dicas de ouro de Débora Martins” (2013)
Conteúdo Programático
- Autoavaliação - Definindo o foco
- Motivação - Da teoria á prática
- Vencendo desafios: Cura, Desapego e Mudanças
- Prosperidade e Sucesso
- Procrastinação – Como evitar?
- Inteligência Espiritual
Data: 20/02/2013
Horário: 13h00 às 18h00
Local: ACSP Distrital Centro - Rua Galvão Bueno, 83 - Metrô Liberdade – São Paulo/SP
Investimento: R$ 190,00 por pessoas (+ de 3 inscrições R$ 170,00/pessoa).
Inclui: apostila, certificado e Coffee Break.
DÉBORA MARTINS é especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Consultora, palestrante e jornalista, sócia-diretora na Atender Bem Consultoria e Treinamento Ltda. desde 1999. Auditora NBR Isso 9001:2008 pelo SENAI/SP. Desenvolve programas de treinamentos e palestras sobre atendimento a clientes, vendas, motivação e carreira. Palestrante convidada da Associação Comercial de São Paulo, jurada do Prêmio ABT 2010, Consultora do Instituto Via de Acesso e Alobrás. Autora do livro: “100 dicas de ouro para o sucesso pessoal e profissional” (2013) e também co-autora dos livros: “Os trinta + em Atendimento e Vendas” (2008), “Os trinta + em Motivação do Brasil” (2009) e “A arte de se tornar um profissional cobiçado” (2012). Colunista do Portal Administradores e autora de diversos artigos sobre os temas relacionados.
Inscrições: 11 2667-6032 e-mail: comercial@deboramartins.com.br Formulário on-line: http://www.deboramartins.com.br/v3/contato3.php
Conteúdo Programático
- Autoavaliação - Definindo o foco
- Motivação - Da teoria á prática
- Vencendo desafios: Cura, Desapego e Mudanças
- Prosperidade e Sucesso
- Procrastinação – Como evitar?
- Inteligência Espiritual
Data: 20/02/2013
Horário: 13h00 às 18h00
Local: ACSP Distrital Centro - Rua Galvão Bueno, 83 - Metrô Liberdade – São Paulo/SP
Investimento: R$ 190,00 por pessoas (+ de 3 inscrições R$ 170,00/pessoa).
Inclui: apostila, certificado e Coffee Break.
DÉBORA MARTINS é especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Consultora, palestrante e jornalista, sócia-diretora na Atender Bem Consultoria e Treinamento Ltda. desde 1999. Auditora NBR Isso 9001:2008 pelo SENAI/SP. Desenvolve programas de treinamentos e palestras sobre atendimento a clientes, vendas, motivação e carreira. Palestrante convidada da Associação Comercial de São Paulo, jurada do Prêmio ABT 2010, Consultora do Instituto Via de Acesso e Alobrás. Autora do livro: “100 dicas de ouro para o sucesso pessoal e profissional” (2013) e também co-autora dos livros: “Os trinta + em Atendimento e Vendas” (2008), “Os trinta + em Motivação do Brasil” (2009) e “A arte de se tornar um profissional cobiçado” (2012). Colunista do Portal Administradores e autora de diversos artigos sobre os temas relacionados.
Inscrições: 11 2667-6032 e-mail: comercial@deboramartins.com.br Formulário on-line: http://www.deboramartins.com.br/v3/contato3.php
Postado por Debora Martins às 13:01
http://palestrantedeboramartins.blogspot.com.br/2013/01/workshop-dicas-de-ouro-evento-aberto.html
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