quarta-feira, 4 de julho de 2012

Melhorar, copiar ou inovar?


Por: Renato Lovisi
Já faz tempo que ouvimos e também dizemos que para a sobrevivência no mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), todos os elos da cadeia de distribuição precisam estar em constante busca pela inovação.
Qualquer tipo de mudança ou inovação custa muito caro e nem sempre o resultado é satisfatório. Por isso, creio, antes de pensarmos em algo totalmente diferente ou que não pareça tão óbvio, principalmente para os concorrentes, talvez seja mais prudente focar em melhorias naquilo que já conhecemos de fato.
Acredito que a palavra inovação vem sendo banalizada, pois dizer que o seu produto ou serviço é inovador é muito fácil. O difícil, mesmo, é sustentar esta posição num mercado tão competitivo, por essa razão é preciso estar preparado para esse constante desafio.
Se inovar é tão difícil será que podemos copiar ou melhorar? Ás vezes, podemos achar que copiar ou melhorar algo existente não seja uma ação nobre e inovadora, mas com certeza é uma saída bastante inteligente para alcançar o sucesso e conquistar os clientes, porém somente aqueles que souberem se posicionar no mercado como líderes em seu segmento alcançarão esse objetivo.
Atuando diretamente no relacionamento com revendedores ao longo dos anos, ainda percebo que algumas empresas – mesmo tendo consciência de que é preciso inovar continuamente os seus produtos e serviços –, ainda têm muita dificuldade para dar o primeiro passo e acabam não saindo do lugar.
A busca da inovação ou melhoria requer um esforço continuo, ou seja, uma ação isolada será insuficiente para concorrer no longo prazo e conseguir uma vantagem competitiva. Logo, defendo que ao invés de pensar somente em inovação, devemos repetir ou copiar com bastante sabedoria algum modelo já testado e comprovado. Afinal, nossa indústria já está bastante madura e por mais que alguns não gostem da ideia, tenho certeza que aqueles que decidirem copiar um bom exemplo, poderão tornar os seus negócios sustentáveis e rentáveis.
Podemos concluir então que a capacidade de uma empresa em lidar com a melhoria e inovação de seus produtos e serviços está intimamente ligada à proteção da sua receita e da sua sobrevivência. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário