Paraíso dos Pândavas
Texto: Bárbara de Alencar
Que tal isolar-se por alguns dias, longe do estresse da cidade em um local mágico e cercado pela natureza exuberante da Chapada dos Veadeiros? Com a proposta de oferecer uma experiência única de paz e bem-estar, a reserva ambiental Paraíso dos Pândavas, localizada entre Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge (GO), realiza, periodicamente, retiros espirituais e de yoga que atraem pessoas do Brasil inteiro.
O lugar não poderia ser mais apropriado. Com quase 400 hectares de cerrado conservado, em uma das regiões mais belas e místicas do país, a fazenda oferece ao vistante a oportunidade de contemplar um pouco mais da rica biodiversidade do segundo maior bioma do Brasil. A área também abriga, entre os buritis que compõem a mata ciliar nativa, as nascentes do Córrego do Salto e do Rio São Miguel, um dos mais importantes da região. Ao longo de seu curso, o rio forma diversas cachoeiras, como o famoso Vale da Lua.
Dentre os ensinamentos, segredos da cozinha vegetariana, que trazem pães enriquecidos com batata, abóbora ou beterraba e salgados e sobremesas, bem como da culinária lacto-vegetariana, que não incluem carne, peixe, ovos ou leite e seus derivados nos ingredientes. Os participantes aprendem a fazer pratos como almondegas sem carne e bolos sem ovos. Vale ressaltar que muitos dos temperos e hortaliças utilizados são cultivados na horta orgânica da fazenda.
A Organização Paraíso dos Pândavas também realiza ações sociais e educacionais no município de Alto Paraíso de Goiás. Anualmente, duas toneladas de açúcar mascavo e arroz integral são doadas para atender a demanda de merenda escolar. De acordo com o proprietário do lugar, o economista Gustavo Dauster, que adotou o nome espiritual Giridhari Das, existe um projeto para acrescentar o trigo orgânico. Além de contribuir com os alimentos, a Ong oferece oficinas de culinária para auxiliar na preparação de uma dieta rica e saudável.
O nome é inspirado nos escritos sagrados do Bhagavad-gita. Na cultura Védica, os Pândavas eram os cinco irmãos da família imperial dessa época, filhos do imperador Pandu. Eles viveram o ideal védico em suas vidas pessoais e na administração do império, no qual acreditavam em uma visão equilibrada e holística da realidade, compreendendo a necessidade de ver todas as espécies como parte de uma sociedade planetária, e a importância do divino em tudo que se faz.
Devi Ashram
Mesmo tendo como público alvo homens e mulheres, o Paraíso dos Pândavas oferece somente a devotas ou simpatizantes do Bhakti-yoga, desde que sejam do sexo feminino, uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos na filosofia do Bhagavad-Gita e Srimad Bhagavatam. Durante a temporada, elas aprenderão a cozinhar, dar aulas, adorar as Deidades no altar, pregar, tocar instrumentos tradicionais da cultura indiana, liderar kirtans.
Para conferir a programação dos próximos retiros é só acessar o site da organização.
Fotos: Rhiannon Dauster
Serviço
Organização Paraíso dos Pândavas
Entre Alto Paraíso de Goiás e São Jorge – aproximadamente 220 km de Brasília
Informações: (61) 9108-2009
http://www.pandavas.org.br/
http://www.candango.com.br/newcandango/outrasOndas/Materias/paraiso_dos_pandavas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário