quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como conseguir um emprego através do Facebook

Escrito por: Claudia Valls



2 comentário(s)



Se você está a procura de um emprego, pergunte-se se já teclou todas as pesquisas possíveis. Deu uma olhada no Catho e/ou tornou o Linkedin sua pagina principal? Deixou acertada todas as combinações de palavras chave que podem remeter a um trabalho no Google Alert? Checou o Facebook?



Enquanto a gigante das redes é mais conhecida por provocar demissões, ela é, ao mesmo tempo, um grande e inexplorado campo de pesquisa quando se trata de “job hunting”. Com 500 milhões de usuários, o site tem o potencial de ser um dos maiores locais para este tipo de atividade. Mas, achar um emprego através do Facebook nada tem a ver com amolar amigos e escrever em seus news feed “desempregado e procurando trabalho – ajudem-me”. É muito mais sobre tornar a sua página um local de negócios e não de lamúrias.

Ao se juntar a grupos, manter-se atento aos updates dos amigos e ficar ligado em sua própria sua rede pode transformar o Facebook em um site que faz muito mais por você do que apenas o manter informado. Aqui vão cinco dicas para tornar o Facebook em mais um meio de pesquisa para se conseguir um emprego.



1 – Leia seus feeds - a americana Amanda Flahive é conhecida como a Diva dos detalhes na Sevans Strategy, uma empresa de relações públicas e consultoria de mídia de Chicago. Ela conseguiu seu trabalho através do Facebook. Apesar de conhecer Sarah Evans, CEO da companhia, desde a época da faculdade, Amanda e Sarah haviam perdido o contato, que foi retomado em um casamento. As duas se tornaram amigas no Facebook para continuarem a se falar. Um dia, Amanda, lendo seus news feeds, deu de cara com um anúncio que dizia “Mora em Chicago e é meticulosa? Estou procurando alguém para trabalhar trinta horas por semana, checando emails e marcando viagens. Mande um email para Jen (assistente de Sarah na época) para mais detalhes”. Amanda chegou a conclusão que não teria nada a perder, pois conhecia Sarah tanto pessoal quanto profissionalmente. Sarah a chamou para uma entrevista. As duas conversaram sobre cargos e Sarah contratou Amanda através de uma mensagem direta no Facebook. Alias, ela só anunciou a vaga de trabalho via Facebook e Twitter.



2 – Seja ativo em seus grupos – o desenvolvedor de web Enrico Bianco trabalha no Post Rank, mas encontrou seu trabalho anterior criando um aplicativo para a Canadian Society of Immigration Consultants, pelo simples fato de ter-se juntado ao grupo no Facebook. Bianco estava no meio de uma pesquisa de emprego, procurando mudar de área. À época, ele desenvolvia, basicamente, programas em Java e queria atuar em Ruby on Rails (um framework de desenvolvimento web). “Comecei a utilizar as redes sociais de forma agressiva, além de continuar procurando trabalho nos sites especializados”. Casualmente, encontrou um grupo no Facebook para a comunidade de Ruby on Rails de Toronto e deixou uma mensagem no fórum de discussão dizendo que tinha algo a oferecer, caso alguém estivesse a procura de um desenvolvedor deste framework. Mais tarde, ele recebeu a mensagem do adminitrador do sistema, que lhe pediu seu currículo, o que os levou a uma entrevista e, na seqüência, Bianco conseguiu o emprego. Enrico comenta que um dos motivos de sua admissão foi o fato de terem percebido o quão ele era ativo no grupo.



3 – “Curta” ou se torne “Amigo” das companhias com as quais gostaria de trabalhar - Sandra Aaron é uma planejadora de eventos que pretendia expandir seus horizontes, organizando luas de mel também. Logo notou que precisaria conhecer melhor a indústria de viagens e resolveu procurar uma vaga em uma agência. Sandra pesquisou várias companhias, mas a que mais lhe interessava exigia um mínimo de 20 anos de experiência no ramo, algo que ela não tinha. Um dia, lendo o status update da pagina da empresa no Facebook, verificou que estavam procurando conselheiros de viagem com experiência. Sem nada a perder, ela resolveu perguntar se alguma vez haviam trabalhado com planejadores de casamento. Poucas semanas depois, recebeu uma mensagem do marketing da empresa onde diziam que gostariam de enviar seu currículo para a pessoa certa. Moral da história: o general manager ficou tão bem impressionado que marcou uma entrevista. Atualmente, Sandra é uma contratada independente da companhia, coisa que não aconteceria se não estivesse de olho no Facebook.



4 – Participe de um concurso – Andrew Miller conseguiu seu estágio na Fast Horse, uma firma de marketing de Minneapolis, em um concurso do Facebook. A empresa anunciou que o novo estagiário seria aquele que conseguisse mais “Likes” em uma semana. Miller logo começou a trabalhar em sua “campanha”. “Eu tentei entrar em todas as redes sociais das quais fazia parte e escrevi a seguinte mensagem: ‘Se voce tiver uns minutos extras, poderia me ajudar a conseguir o estágio dos meus sonhos? Tudo o que precisam fazer é “curtir” a minha pagina”. Conseguiu 725 “Likes” e a vaga. Miller terminou seu período de três meses e teve seu estágio estendido por

mais três, o que leva a crer que logo será contratado.



5 – Inicie o dialogo - A Fast Horse, empresa que contratou Andrew Miller, acredita no Facebook para o processo de contratação, diz seu diretor de criação e cofundador Jorg Pierach. Quando a firma lançou sua página no Facebook, não pretendiam que o veiculo se tornasse meramente um megafone apregoando os feitos da companhia, mas sim como uma forma de interagir que candidatos em potencial, além de fazer uma espécie de entrevista digital. A companhia direciona os usuários que procuram por uma oportunidade para sua pagina no site para que seus funcionários possam compartilhar informações sobre a empresa, sua cultura e o que fazem.

Ao invés de currículos que desaparecem em alguma pilha de papéis, as empresas, agora, tem uma maneira de manterem contato com seus candidatos. A própria Fast Horse começou a fazer contratações desta forma. Pierach conta que há um ano e meio começaram a contratar alguns funcionários através das redes. “Os candidates iniciam o diálogo e, quando abre uma vaga para a posição do postulante, já temos uma boa idéia de quem pormos considera para o cargo”, finaliza.



Se você quer saber mais sobre redes sociais, frequente o nosso curso “Redes Sociais para Negócios”, que será ministrado em São Paulo e Rio de Janeiro.

http://www.idigo.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário