quarta-feira, 21 de julho de 2010

Redobre os cuidados com o encurtamento de URLs no Twitter

Essa é uma das modalidades de ameaças virtuais que devem ser mais utilizadas por criminosos virtuais, segundo a Symantec.
As tendências para 2010 no que se refere às ameaças virtuais passam pelo aumento no número de ocorrências com softwares fraudulentos, infecção de serviços de encurtamento de URLs – recurso muito utilizado no Twitter para compactar endereços de internet -, spams em serviços de comunicação instantânea em vários idiomas, incluindo o português.
Os perigos digitais também envolvem o que os especialistas chamam de malware especializado, que pode ser entendido como o uso de códigos maliciosos destinados a serviços específicos, como smartphones e caixa eletrônicos.
Esse é o resumo do cenário que a empresa de segurança Symantec projeta para o próximo ano.
Muitas das ameaças já são conhecidas. O que chama atenção da companhia é a sofisticação e a perspectiva de aumento no número de determinadas ocorrências.
“O uso de URLs mascaradas vai crescer, porque envolve uma grande utilização por parte das pessoas. A intenção é enganar o usuário ao fazê-lo pensar que irá acessar determinado site, quando na verdade ele será direcionado para um local infectado”, afirma o diretor de engenharia da Symantec, Paulo Vendramini.
“Outra modalidade que merece atenção é o uso de softwares fraudulentos. Nesse caso, os criminosos vendem programas que pretensamente são de segurança, mas que tem o objetivo real de roubar senhas e outros dados do usuário”, diz.
“Deve-se observar que há uma especialização no perfil das ameaças. Assim, códigos maliciosos para smartphones também se mostram comuns agora”.
Fonte: IDGNow

Fonte: http://www.dnt.adv.br/noticias/redobre-os-cuidados-com-o-encurtamento-de-urls-no-twitter/

Nenhum comentário:

Postar um comentário