sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Comportamento Emocional nas Organizações

Por Amanda F. Camargo
O comportamento humano é gerado através de experiências, ou seja, fatores dos meios e das relações sociais que geram uma ação em determinadas situações.
Hoje o mundo vive um ambiente cheio de mudanças e transformações constantes em vários aspectos. Essas mudanças refletem diretamente nas novas ações, ou seja, nos novos comportamentos das pessoas que envolvem esse meio. No mundo corporativo não é diferente, as novas gerações, a tecnologia, mudanças de gestão, sucessões e inovações tem gerado constantes situações conflitosas no que diz respeito a comportamento de pessoas nas organizações.
As pessoas estão em momento de conflito com tantas novas fases de adaptações que o mercado proporciona de forma rápida e constante.
Por essa razão as perguntas frequentes em entrevistas de emprego como: Você sabe trabalhar sobre pressão? Têm dificuldade com multitarefas? Porque é importante a empresa X te contratar? E etc.
O mercado busca profissionais que tenham flexibilidade emocional, mas o que é isso? Nada mais do que um funcionário, ágil, multitarefas, inovador, com foco no futuro, proativo, fácil adaptabilidade ao novo, sem medo de mudanças e equilibrado!
Todos esses adjetivos seriam bem fáceis de conduzir se não estivéssemos falando de seres humanos. Buscar um equilíbrio entre todos esses comportamentos exigidos pelas organizações não é uma tarefa fácil, mas sim possível.
Trabalhar uma boa administração do tempo, por exemplo, pode ser um bom começo para quem quer ter uma vida mais focada e equilibrada.
Um segundo ponto importante é entender um pouco a respeito de si mesmo, se conhecer facilita no sentido de entender até onde se pode chegar, respeitar seus valores, cultura, gostos e limites. Desta forma fica mais fácil escolher um trabalho que gosta de exercer, o que é fundamental para superar os desafios do dia-a-dia sem tantas frustrações, e assim ir mais longe e organizar passo a passo a rotina no trabalho.
A inteligência Emocional segundo Daniel Goleman, em seu livro A Inteligência Emocional, fala sobre cinco habilidades que se desenvolvidas facilitam as pessoas a alcançarem resultados mais efetivos na vida como um todo, são elas:
Auto- conhecimento, auto-controle, empatia, relacionamento interpessoal e auto-motivação.
Essas cinco habilidades contribuem para uma vida mais saudável emocionalmente, assim se refletindo nos resultados positivos almejados e adquiridos por essas pessoas.
Trabalhar esses cinco pilares são fundamentais para que esse mundo de constante mudança e novas exigências não altere o sistema nervoso central das pessoas, sistema esse responsável pelos fatores: stress, ansiedade, falta de controle, enxaquecas, gastrite e outras “ites” que se desenvolvem por conta de uma vida agitada e sem foco.
As empresas estão em um momento muito novo, de transformações e foco no capital humano de suas corporações, esse é o momento de se aprimorar e investir no futuro, e seguir as regras de um futuro mais saudável e assertivo profissionalmente.
Trabalhar o comportamento emocional de forma plausível garante com certeza maiores competências pessoais como: bom relacionamento interpessoal, foco em soluções e não nos problemas, menos ansiedade e mais pró-atividade, autoconfiança e consequentemente crescimento pessoal e profissional.
A mudança faz parte do autodesenvolvimento e só depende da decisão de cada um dar o primeiro passo, por essa razão mude e transforme suas habilidades em potenciais competências. Para incentivar esse primeiro passo, indico um trabalho que conheço e pratico e que gera resultados assertivos e positivos para pessoas que almejam conquistar algo em suas vidas, o coaching.
O coaching é um processo que trabalha esses passos de uma maneira forte e racional, através de ferramentas e técnicas trabalhadas em sessões de uma hora á uma hora e meia, onde o profissional ( Coach) direciona o (Coachee) cliente a se autoconhecer, e assim buscar mudanças de comportamento que se refletem na vida para busca e alcance de um objetivo ou meta. O coaching é um processo de curto à médio prazo com tarefas semanais que geram mudanças logo no primeiro encontro, caminhando sempre passo a passo em direção do estado desejado do Coachee.
Não perca tempo, agende uma sessão e comece a mudar sua vida!
Boa sorte!
http://capitalhumanotreinamento.com.br/blog/

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