quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Unidade


quinta-feira, 25 de outubro de 2012


UNIDADE

                        Cada pessoa contém as sementes da bondade, gentileza e iluminação.

Quando a mão direita tem um problema, a esquerda vem ajudá-la imediatamente. A mão direita nunca diz "Isso mesmo, você tem de me retribuir. Eu sempre faço tudo. Você me deve isso."

Quando você consegue enxergar que seu parceiro não é um ser separado de você, nem melhor nem pior nem igual a você, então você tem a sabedoria da não-discriminação. Enxergamos a felicidade dos outros como sendo a nossa própria felicidade. E o sofrimento deles é nosso.

Olhe a sua mão. Os dedos são como cinco irmãos e irmãs de uma mesma família. Vamos supor que somos uma família de cinco. Se você se lembrar que todos sofremos quando uma pessoa sofre, você tem a sabedoria da não-discriminação. Se a outra pessoa está feliz, você também está. A felicidade não é assunto individual.

O nosso objetivo ao praticarmos a plena consciência, e o maior benefício que pode nos trazer, é a sabedoria da não-discriminação. Não somos nobres por nascimento. Nós nos tornamos nobres pela virtude em nossos pensamentos, fala e ações. A pessoa que pratica o verdadeiro amor possui a sabedoria da não-discriminação, e isso dá forma a todas as suas ações. Ela não discrimina entre si mesma e seu parceiro, ou entre seu parceiro e todas as pessoas. O coração desta pessoa cresceu e tornou-se grande, e seu amor não conhece obstáculos.

                   (introdução de Thich Nhat Hanh ao livro "Love's Garden" de Peggy Rowe Ward e Larry Ward, Parallax Press)









Nenhum comentário:

Postar um comentário