Qual é a segunda parte mais importante dos seus textos, depois do título?
O primeiro parágrafo.
Na internet, 80% dos leitores abandona o texto antes de terminar a leitura. São uns preguiços, não é?
NÃO! A culpa é toda sua!
Um vendedor sabe que, para ser bem sucedido em uma venda, deve dirigir-se sempre com o pé direito a pessoa com quem está falando. Não importa o quanto bom seja o produto, o preço ou a qualidade, muito menos se o cliente já for conhecido. Se deixar de causar uma boa primeira impressão, a chance de concretizar a venda cairá drasticamente.
Com o texto, sequer temos o leitor a nossa frente para continuarmos falando ou tentarmos convencê-lo contra a vontade — como muitos vendedores fazem. Assim, cada palavra que escrevemos, aumenta ou diminui a vontade de quem está lendo. Não importa se você escrever o melhor artigo do mundo. Cada vez mais, os textos são primeiramente escaneados, depois lidos.
Se o primeiro parágrafo não for um bom vendedor do resto do texto, você está frito!
Vamos ler 10 dicas para fazer com que seus primeiros parágrafos arrastem o leitor pelo resto do conteúdo:
1. Divirta, entretenha ou ponha a culpa no fulano
Todo mundo gosta de piadas e histórias. Se você for capaz de mantê-las curtas o suficiente, são uma das melhores formas de produzir emoção no leitor: simpatia, apatia, riso, bronca, tristeza, pena etc. Além disso, o leitor gosta de ler sobre pessoas. Cite alguém famoso e o desejado segundo parágrafo será o próximo da fila.
2. Você é burro! Pergunte ao leitor
Começar um texto com uma pergunta é uma técnica da retórica; causa curiosidade e faz o leitor pensar. Esse pensamento pode levá-lo exatamente ao assunto do texto, o que é algo muito bom para você.
3. Uma boa imagem vale o mesmo que um bom primeiro parágrafo
Uma boa imagem capta a atenção dos olhos. Não deixe passar a oportunidade de usar esse artifício a seu favor.
Mas tenha cuidado. Não esqueça que você quer prender a atenção desde o primeiro parágrafo para mantê-la no texto todo. Se usar uma imagem impactante, mas que nada tem a ver com o texto, o efeito se perderá.
Use uma imagem que o leitor possa relacionar com o título ou algum trecho do texto.
4. Aproxime idéias, compare e surpreenda
Quantas vezes já aconteceu de você só conseguir entender algo quando alguém veio e disse, “é o mesmo que isso, isso e isso”? De repente, mesmo que o assunto não tenha nada a ver, entendemos tudo.
Quando estiver explicando algo, caso você lembre de alguma comparação que possa ajudar no entendimento, não hesite em usá-la.
5. Abuse da imaginação do leitor
É muito mais fácil e até mais divertido e interessante quando conseguimos projetar algo concreto em nossas mentes, relacionado ao assunto em questão.
Recorrer a imagens mentais é uma das técnicas mais poderosas e mais usadas por escritores e oradores. Use palavras como “imaginem” “pense em tal coisa”, etc.
6. Metáforas… são como cisnes no horizonte atraindo corações apaixonados
As metáforas estão entre as ferramentas mais poderosas que dispomos para contar uma história ou dar um conselho em apenas uma frase. É uma boa forma de captar a atenção e produzir imagens mentais, permitindo que os leitores construam uma história para eles mesmos.
7. Cite uma estatística surpreendente
Começar com números ou dados técnicos nem sempre é recomendado, mas esta é uma exceção à regra. Uma estatística interessante e impactante é um bom recurso.
As pessoas gostam de saber sobre dados interessantes, mas só se forem originais, surpreendentes ou chocantes. Assim como as imagens, as estatísticas devem ser relevantes ao tema tratado.
3 conselhos: não abuse da quantidade de números, cite fontes confiáveis, e se puder, utilize gráficos para impressionar ainda mais.
8. Fale do famoso ou do sabichão
Como dizia Montaigne
O estilo deve ter três qualidades: clareza, clareza e clareza.
Alguma frase de um especialista no tema ou pessoa conhecida pode fazer maravilhas no trabalho de atrair o leitor nesses primeiros segundos.
9. Resuma suas 128 páginas
Se seu texto é muito grande e você não está confiante se vai conseguir atrair a atenção do leitor — mas realmente está convencido de que é um excelente material e que vale a pena ler até o fim — adiante a ele o que vai encontrar. Explique quais elementos fazem com que seu artigo seja imperdível.
10. Não siga meu exemplo: tenha cuidado com os links
Esses dias o Thiago Bomfim enviou-me um e-mail dando a dica de eliminar um pouco os links dos artigos, principalmente os do Buscapé. Quando fui ler meus últimos textos, fiquei apavorado com a quantidade de links. Por isso estou começando a eliminar links que não sejam relevantes.
Os links devem ser algo útil, devem acrescentar valor os seus textos, caso contrário, elimine-os.
Se você começa a ler um texto e nas três primeiras linhas há 2 links com leituras necessárias para entender todo o resto, provavelmente não continuará a ler.
A não ser que esteja escrevendo uma série, não coloque links no primeiro parágrafo.
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