O material a seguir é uma tradução do estudo de Michael A. Convington, da Universidade da Georgia nos EUA, cuja versão completa e original pode ser acessada através deste link.
A autorização para tradução e distribuição, pode ser encontrada neste arquivo.
Formatação
Com os computadores, podemos tomar decisões sobre layout e tipografia diversas vezes após o texto ser escrito. Todos nós precisamos do básico em conhecimentos gráficos.
O principal na hora de formatar seu texto
- Mantenha-o simples: use fontes familiares, como Times New Roman ou Verdana (trabalhos científicos exigem Times New Roman), no máximo 2 ou 3 por documento, cada uma com um propósito bem definido;
- Deixe-o padronizado: o padrão mais usado é o de fontes não-serifadas (como Verdana) para títulos e rótulos, e serifadas (como Times New Roman) para o texto em si. Não esqueça do número de páginas e das margens padrão de 3cm para topo e esquerda e 2cm para direita e rodapé;
- Evite variações sem sentido: nada de decorações, desenhos, imagens ou cores. Isso serve apenas para distrair o leitor;
- Nunca desvie os olhos do leitor para outra coisa que não seja o assunto principal do seu texto;
Mais algumas dicas
- Sempre use itálico ao invés de sublinhado;
- Use travessões (–) ao invés de dois hifens (- -);
- Matenha o padrão a qualquer custo: deve haver um motivo muito bom para modificar as margens ou fontes em um determinado ponto. Seus leitores vão gastar muito tempo tentando encontrar esse motivo.
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