Coesão e coerência textuais são matérias que costuma-se dar ao primeiro ano do ensino médio. São dois assuntos muito próximos e praticamente não há maneira de estudá-los separadamente.
Tanto é assim que existem diversos livros de pesquisadores que tratam sobre o tema, como, por exemplo:
- Coesão e Coerência em Narrativas Escolares, de Lucia Kopschitz Bastos.
- Coesão e Coerência Textuais, de Valquiria Da Cunha Paladino.
É importante, contudo, que na sala de aula não sejam dados apenas conceitos, mas também a oportunidade de prática por parte dos alunos. É aí que entra o papel dos exercícios escritos. São momentos em que o aluno vai tentar aplicar aquilo que aprendeu através de sua própria produção.
Aqui no blog já foram publicados dois planos de aula completos sobre essa matéria:
- Plano de Aula Ensino Médio – Coesão e Coerência textuais I
- Plano de Aula Ensino Médio – Coesão e Coerência textuais II
Mas se você busca apenas exercícios de coesão e coerência para seus alunos (sem esquecer que deve haver uma contextualização, com um plano de aula feito por você) abaixo estão alguns exemplos que podem ajudar, lembre-se de adaptar conforme as necessidades de sua turma:
1) Acabamos de ver como há palavras que podem substituir outras em um texto, fazendo referência a termos já utilizados anteriormente (você deve dar tal exercício depois de trabalhar a coesão referencial). Isso é muito útil em nossas próprias produções, especialmente para não repetirmos toda hora a mesma expressão e, além disso, garantirmos a unidade temática do texto.Na notícia que você acabou de ler, circule todas as palavras que fazem referência ao festival de Cannes (você deve adaptar conforme o texto que você trabalhou).2) Existem palavras que, apesar de não fazerem referência a um termo específico, ajudam a manter o leitor do texto focado em um determinado assunto. Por exemplo, na notícia que você leu hoje, palavras como filmes, diretor, programação e outras, dizem para o leitor que o assunto principal é cinema.Você é capaz de listar todas as palavras que têm a ver com cinema, no texto?
3) Já vimos que a coesão textual pode ser estabelecida através do uso de palavras que façam referência a um termo anterior e também através do uso de palavras que façam parte do mesmo assunto, para manter o leitor focado. Mas será que o contrário também acontece? Será possível tornar um texto coeso através do apagamento de palavras ou expressões?Abaixo estão os dois primeiros parágrafos da reportagem que acabamos de ler, porém com alguns acréscimos. Sua tarefa é riscar partes do texto que não sejam necessárias para o seu entendimento.“Eles têm cabelo curto, geralmente preto, ou de cores como roxo e rosa. Também têm franjas que cobrem metade do rosto ou que cobrem apenas um dos olhos. Eles usam roupas de tons escuros contrastando com cores alegres e vivas. Além disso, também usam acessórios extravagantes e com motivos infantis. Usam camisetas justas, usam calças caídas e usam maquiagem nos olhos.Eles tem entre 11 e 18 anos, em sua maioria. Eles gostam de ouvir um estilo de música chamado emocore, ou emotional hardcore, que é um estilo que mistura a batida do hardcore com letras românticas, e é daí que tiraram o nome da tribo: Emos. Você já deve tê-los visto nas ruas, tê-los visto nos shoppings, tê-los visto em vários lugares. Eles estão na moda.”4) Você já deve ter ouvido que, em um texto, não se aconselha usar a mesma palavra muitas vezes, não é? Então, como falar da mesma coisa sem repeti-la? A coesão nos ajuda através de um mecanismo de substituição. Veja:a) Os góticos usam roupas pretas e ouvem músicas obscuras. Os góticos são o produto de uma cultura bastante antiga que influencia muitos aspectos da vida contemporânea.Os góticos usam roupas pretas e ouvem músicas obscuras. Eles são o produto de uma cultura bastante antiga que influencia muitos aspectos da vida contemporânea.Os góticos usam roupas pretas e ouvem músicas obscuras. São o produto de uma cultura bastante antiga que influencia muitos aspectos da vida contemporânea.Os góticos usam roupas pretas e ouvem músicas obscuras. Esse grupo é o produto de uma cultura bastante antiga que influencia muitos aspectos da vida contemporânea.Agora é sua vez! Reescreva as frases abaixo usando um mecanismo de coesão que você considerar mais adequado.b) Os emos escutam músicas tristes e melancólicas. Os emos não têm vergonha de expressar seus sentimentos em público.c) A cultura gótica está também presente na arquitetura. A cultura gótica voltou à moda através de seu tema clássico. O tema clássico da cultura gótica é o vampirismo.d) Emos e góticos não costumam gostar uns dos outros. Emos e góticos possuem algumas características em comum e algumas características bastante distintas.5) Como vimos na aula passada, existem palavras que, por tratarem do mesmo tema, aparecem em um texto com o objetivo de informar o leitor sobre o assunto do mesmo. Dizemos que tais palavras pertencem ao mesmo campo semântico, ou seja, ao mesmo grupo de significado.Para cada palavra abaixo, apresente pelo menos 5 palavras que pertençam ao mesmo campo semântico:a) Emo
b) Vampiro
c) Preconceito
d) Adolescência
Fonte: http://www.lendo.org/exercicios-de-coesao-e-coerencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário