sábado, 12 de maio de 2012

Palestrantes do Fórum HSM Estratégia 2012

PALESTRANTES

VIJAY GOVINDARAJAN

Considerado como uma das maiores autoridades mundiais em Estratégia e Inovação pela revista Forbes, The Economist e BusinessWeek, é professor de International Business na Tuck School of Business, do Darthmouth College.
Considerado uma das maiores autoridades mundiais em Estratégia e Inovação pelas revistas ForbesThe Economist e BusinessWeek, Vijay Govindarajan é professor na Tuck School of Business, do Dartmouth College. No mais recente ranking mundial dos pensadores de management, Govindarajan obteve o terceiro lugar, estando à frente de Jim Collins e Michael Porter. Foi o primeiro professor residente e consultor-chefe de inovação da General Electric. Com o CEO da empresa, Jeff Immelt, escreveu “How GE is disrupting itself”, o artigo da Harvard Business Review que lançou o conceito de inovação reversa – iniciadas primeiro no mundo em desenvolvimento.
É autor dos best-sellers Os 10 mandamentos da inovação estratégica e O outro lado da inovação. Em abril de 2012 lançará a obra Reverse innovation: create far from home, win everywhere, em coautoria com Chris Trimble.
Govindarajan já assessorou mais de 25% das empresas da Fortune 500, incluindo Boeing, Coca-Cola, Colgate, IBM, Johnson & Johnson e Walmart, entre outras. Ele é palestrante frequente em fóruns de CEOs e em conferências importantes, como o CEO Forum da BusinessWeek e o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Obteve o MBA e o doutorado pela Harvard Business School. Antes disso, diplomara-se em Contabilidade com Certificação Pública na Índia, onde recebeu a President’s Gold Medal por ter sido o primeiro colocado do país.
ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA DOMINAR SEU SETOR E ANTECIPAR AS NECESSIDADES DOS MERCADOS E CLIENTES
• A estratégia como criação do futuro
• Por que as empresas precisam inovar sua estratégia continuamente
• Como as organizações podem identificar as descontinuidades do mercado que moldam a evolução futura do setor
• Como as companhias podem aproveitar as novas oportunidades globais que nascem das mudanças descontínuas do mercado
• Como as empresas podem construir um DNA organizacional necessário para criar o futuro ao mesmo tempo que administram o presente
• Como executar as estratégias de ruptura
• Quais são nossas competências essenciais e como aproveitá-las ao máximo nas plataformas de crescimento

LAWRENCE HREBINIAK

Referência internacional nas áreas de Formulação e Execução de Estratégias Competitivas e Design Organizacional, Lawrence Hrebiniak, desde 1976, é professor na Wharton School, da University of Pennsylvania, uma das melhores escolas de Administração do mundo.
Referência internacional nas áreas de Formulação e Execução de Estratégias Competitivas e Design Organizacional, Lawrence Hrebiniak é, desde 1976, professor da Wharton School, da University of Pennsylvania, uma das melhores escolas de administração do mundo. Ao longo desses anos, foi agraciado com diversos prêmios de excelência no ensino.
Hrebiniak é autor de seis livros, entre os quais The we-force in managementImplementing strategyThe mismanagement of America, Inc. e o aclamado Making strategy work.
Antes de ingressar na vida acadêmica, ocupou diversos cargos gerenciais em indústrias. Possui também considerável experiência como consultor. Entre seus clientes estão GE, Medtronic, Microsoft, Philips, DuPont e Isuzu, no Japão, entre outras empresas.
Formou-se pela Cornell University e obteve o MBA e o Ph.D. em Management pela State University of New York.
FAZENDO A ESTRATÉGIA FUNCIONAR: O CAMINHO PARA UMA EXECUÇÃO BEM-SUCEDIDA
• Execução de estratégia: processo, conteúdo e contexto
• Obstáculos a uma execução eficaz e como tomar as medidas corretivas necessárias
• Como traduzir a estratégia em objetivos claros e mensuráveis
• O impacto da estrutura: como aumentar o foco, melhorar a coordenação e esclarecer as responsabilidades
• Como criar um plano de ação para a execução eficaz
• Como incentivos, controles e cultura afetam os resultados da implementação

VICENTE FALCONI

É o mais renomado consultor de gestão do Brasil e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Seus conceitos de método e liderança são adotados pela maioria das empresas de primeira linha do País.
É o mais renomado consultor de gestão do Brasil e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Seus conceitos de método e liderança são adotados pela maioria das empresas de primeira linha do País e vêm impulsionando sua internacionalização bem-sucedida, como no caso de Ambev/InBev e Gerdau, além de Petrobras, CSN, Arcelor Mittal, Usiminas, ALL, Vale, entre outras. “O professor Falconi é um dos pilares fortes da nossa cultura e tem ajudado muito no desenvolvimento das empresas em que temos participação”, contam Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
Falconi é, aliás, membro do conselho de administração da Ambev. Nas várias instâncias de governo no País, ele tem conduzido uma revolução silenciosa: com a ajuda de seu Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), a mais influente consultoria de gestão do Brasil, o Estado de Minas Gerais saiu de um deficit de 12% no orçamento e da moratória em 2003 para, em 2006, ter superavit de R$ 3 bilhões para investir.
Autor de seis livros, que venderam mais de 1 milhão de exemplares no Brasil, recorde para os parâmetros nacionais, Falconi lançou na HSM ExpoManagement de 2009 a obra O verdadeiro poder, cujas vendas ultrapassaram mais de 70 mil cópias.
Falconi foi o único latino-americano a aparecer entre as “21 vozes do século 21”, eleitas pela American Society for Quality. Ainda foi condecorado com a prestigiosa Ordem de Rio Branco pelo governo brasileiro.
Graduou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais e obteve o Ph.D. em Engenharia Metalúrgica pela Colorado School of Mines.
COMO FAZER ACONTECER UMA FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
• “Formulação Estratégica” ou “Planejamento Estratégico”?
• Como tratar os projetos estratégicos estabelecidos para que sejam executados
• Qual o ritual para tratar as metas anuais de tal forma que sejam superadas
• Qual o ritual para tratar os projetos para que se realizem no prazo certo
• Qual o ritual para tratar as políticas para que sejam cumpridas
• Qual o papel do líder nesses “rituais”
• Qual o valor da “Estabilidade Operacional” para que as estratégias aconteçam

HAROLD KERZNER

Considerado o “pai da moderna Gestão de Projetos”, Harold Kerzner é autor das obras de referência na área que são usadas por escolas e empresas em todo o mundo.
Considerado o “pai da moderna gestão de projetos”, Harold Kerzner é autor das obras de referência na área, usadas por escolas e empresas em todo o mundo, entre elas:Gestão de projetos - As melhores práticasO que os executivos precisam saber sobre gerenciamento de projetosGerenciamento de projetos orientado por valor e In search of excellence in project management: successful practices in high performance organizations. Ao todo, Kerzner publicou 20 livros e escreveu mais de 250 artigos.
Kerzner é o atual diretor do International Institute for Learning. Entre seus clientes estão Dow Chemical, Microsoft, Federal Reserve Bank, Firestone, Nokia, ABB e Swiss Re, entre outras empresas. Mais de 400 mil executivos e empresários já assistiram a suas palestras em todo o mundo.
Formado em Matemática, obteve o mestrado e o Ph.D. em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela University of Illinois.
A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA POR MEIO DA GESTÃO DE PROJETOS
• As forças que integram o planejamento estratégico e a gestão de projetos
• Por que a gestão de projetos está se tornando uma competência estratégica
• As diferenças entre projetos estratégicos (complexos) e projetos tradicionais
• Por que o planejamento estratégico costuma fracassar
• Ferramentas e técnicas de gestão de projetos que contribuem para a execução da estratégia
• Métricas do planejamento estratégico e indicadores-chave de desempenho
• Como determinar o que devemos fazer versus determinar se somos capazes de fazer

YVES DOZ

Renomado professor de Inovação Tecnológica e Gestão Estratégica no Insead, na França, uma das melhores escolas de Administração do mundo, Yves Doz é autor de Fast!
Renomado professor de Inovação Tecnológica e Gestão Estratégica no Insead, na França, Yves Doz é autor de diversos best-sellers, entre eles Fast! Como usar a agilidade estratégica para vencerA vantagem das alianças, em coautoria com Gary Hamel; e The multinational mission: balancing local demands and global vision, em coautoria com C.K. Prahalad. Foi aclamado pela The Economist como um dos poucos “management gurus” da Europa.
Doz é consultor de muitas das principais empresas multinacionais e, com seu trabalho de pesquisa, conquistou inúmeros prêmios, entre eles o Distinguished Scholar Award da Academy of Management. Foi eleito Inaugural Fellow da Stragetic Management Society e membro da Academy of Management. Foi presidente da Academy of International Business de 2008 a 2010. Lecionou na Harvard Business School, Stanford Graduate School of Management, Universidade Nacional de Seul e Universidade Aoyama Gakuin, de Tóquio.
Formou-se pela École des Hautes Études Commerciales de Paris e obteve o doutorado pela Harvard University.
AGILIDADE ESTRATÉGICA: COMO SE ANTECIPAR ÀS MUDANÇAS COM AÇÕES RÁPIDAS E CERTEIRAS SEM PERDER A DIREÇÃO
• Por que algumas empresas não conseguem se adaptar a mudanças, enquanto outras prosperaram na ruptura e na descontinuidade
• Como e por que uma empresa sem agilidade estratégica pode cair no esquecimento de uma hora para outra
• A maldição do sucesso: do ímpeto inicial à inércia
• Quais são as práticas e as ferramentas gerenciais que promovem e sustentam cada dimensão da agilidade estratégica
• Empresas que caminham para a estagnação: o que os líderes podem fazer para recuperar a agilidade estratégica
• Como ser um líder estratégico
• Por que uma empresa ágil é uma empresa em que o processo decisório é necessariamente despolitizado

CHRIS ZOOK

Sócio e codiretor da Global Strategy Practice da Bain & Company, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, Zook foi eleito pelo The Times de Londres um dos 50 maiores pensadores de negócios do mundo.

Um dos sócios da Bain & Company e codiretor da Global Strategy Practice da empresa. Seu trabalho ao longo de mais de 20 anos na Bain centrou-se em empresas que buscam novas fontes de crescimento lucrativo em ampla gama de setores.
Zook foi eleito pelo The Times de Londres um dos 50 maiores pensadores de negócios do mundo. Ele é autor do livro Lucro a partir do core business, edição atualizada de seu best-seller de 2001, que oferece uma abordagem para avaliar e aproveitar ao máximo as oportunidades do core business.
Em seu livro Além das fronteiras do core business: expandindo o mercado sem abandonar as raízes, eleito um dos 100 melhores livros de negócios já escritos, Zook examina como empresas que já exploraram plenamente seu core business podem expandir de forma sistemática para ter sucesso em áreas relacionadas ou “adjacentes”.
Zook é autor de diversas obras, entre elas: Ativos ocultos: como tornar sua empresa imbatívelOpen-Market innovation, e Repeatability: build enduring businesses for a world of constante change, que será lançado pela Harvard Business School Publishing em março de 2012. Seus artigos são publicados constantemente no The Wall Street JournalFinancial TimesThe New York TimesFortuneForbes e BusinessWeek. Já foi convidado especial na NPR, CNBC e Bloomberg TV e é palestrante muito requisitado em fóruns de negócios, como o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Zook formou-se pelo Williams College. Obteve seu mestrado em Economia pelo Exeter College, da Oxford University, e possui mestrado e doutorado pela Harvard University.
O PODER DOS MODELOS REPLICÁVEIS: COMO CRIAR LUCROS DURADOUROS EM MERCADOS EM CONSTANTE MUDANÇA
• Como transformar as fontes de diferenciação em sistemas de atividades replicáveis – sem perder a originalidade
• Como criar rotinas e comportamentos de diferenciação que todos na organização possam entender e seguir
• Como é possível reproduzir os diferenciadores essenciais da empresa em novos contratos
• Como evitar que a complexidade que decorre da diferenciação bem-sucedida faça a empresa esquecer-se do que ela sabe fazer bem
• Por que “reinvenção” e “ruptura” se tornaram palavras de ordem, mas geralmente não indicam o caminho que a empresa deve seguir
• Como as empresas vitoriosas evitam modismos e o novo pelo novo e focam um modelo de negócio que possa ser replicado em novos produtos e mercados
• Como um modelo de negócio simples faz com que todos na empresa estejam em sintonia e se lembrem das fontes de seu sucesso
• Quais critérios os gestores devem usar para identificar os reais fatores de diferenciação e incorporá-los a um modelo de negócio replicável

FLÁVIO ROCHA

Apontado pela revista Época, em 2011, como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil, Flávio Rocha é um dos principais empresários do País.
Apontado pela revista Época, em 2011, como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil, Flávio Rocha é um dos principais empresários do País. O Grupo Guararapes – iniciado por seu pai, Nevaldo, há 65 anos e no qual atua como vice-presidente – é composto por operações que vão do fio ao crédito. Esse modelo integrado coloca o grupo como um dos líderes no setor varejista brasileiro. O braço financeiro do grupo – Midway Financeira – é a maior emissora de cartões de marca própria do Brasil, com mais de 18 milhões de Cartões de Crédito Riachuelo, sendo uma importante fonte de acesso ao crédito para a crescente classe emergente brasileira. O grupo ainda é responsável pela maior confecção de vestuário da América Latina, com produção de mais de 200 mil peças por dia.
Rocha é CEO das Lojas Riachuelo, responsável pelas 145 lojas distribuídas por todo o território nacional, e foi presidente fundador do Instituto de  desenvolvimento do Varejo. Participou do início da construção da democracia
brasileira, cumprindo dois mandatos como deputado federal pelo Estado do Rio Grande do Norte.
Frequentou o Program for Management Development e o Strategic Retail Management na Harvard Business School.

DEREK ABELL

Derek Abell é o Dean Internacional da HSM Educação. É considerado um dos precursores da estratégia corporativa moderna.








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