segunda-feira, 14 de maio de 2012

Treinamento - Liderança Situacional II




Liderança Situacional® II (LS®II) é o modelo de gerenciamento de pessoas mais difundido no mundo, tendo sido ministrado a mais de 13 milhões de executivos e gerentes de milhares de empresas dos 6 continentes. No Brasil, mais de 47.000 executivos e gerentes de 521 empresas já participaram de treinamentos de LS®II promovidos pela Intercultural, licenciada exclusiva da The Ken Blanchard Companies.
A Liderança Situacional® II (LS® II) representa a mais recente versão da The Ken Blanchard Companies para o modelo de liderança originalmente desenvolvido em 1969 pelos Drs. Ken Blanchard e Paul Hersey.

As mudanças que conduziram à LS® II evoluiram do amplo feedback fornecido pelos gerentes que utilizavam o modelo, que indicava uma sequência diferente e mais eficaz de passos para o desenvolvimento da competência e do empenho das pessoas. Além disso, várias pesquisas sobre desenvolvimento de grupos sustentavam estas conclusões.

Quando Ken Blanchard e seus colegas, os Drs. Patricia e Drea Zigarmi, escreveram o livro "Liderança e o Gerente-Minuto" (1985) incorporaram as mudanças sugeridas por usuários de longa data da Liderança Situacional® e outros gerentes. Subsequentemente, todos os materiais de treinamento da Blanchard foram reescritos para refletir estas mudanças.

A Blanchard vem atualizando constantemente a LS® II, que passou por uma revisão substancial em 1994 e por uma reformulação total em 2001, quando todos os materiais e recursos foram refeitos e a metodologia de treinamento foi aprimorada para tornar o aprendizado dos conceitos mais fácil e rápido e sua aplicação prática mais imediata. A mais recente atualização da LS
® II data de 2005.

Para saber mais sobre as diferenças entre o modelo antigo e a versão atual da Liderança Situacional® II, clique aqui.
LS®II é uma abordagem inovadora ao gerenciamento de pessoas, criada pelo Dr. Ken Blanchard, que propõe substituir o paradigma ultrapassado de gerenciamento com base no poder de posição e no uso de ferramentas de comando e controle, por um processo de influência positiva em que o líder usa uma combinação adequada deComportamento Diretivo e Comportamento de Apoio a partir do diagnóstico do grau de Competência e Empenho que os colaboradores demonstram ao executar uma tarefa ou procurar atingir determinado objetivo.
O papel do líder no novo milênio é muito mais o de um mentor, guia e orientador do que propriamente o de um chefe. A liderança eficaz consiste em fornecer aos colaboradores o que eles ainda não conseguem suprir por si próprios. O objetivo das ações do líder é criar condições para que os colaboradores se tornem cada vez mais autodirigidos e automotivados na busca dos objetivos organizacionais.
Pesquisas amplamente documentadas comprovam que quando os gerentes usam a LS®II seus colaboradores têm moral mais elevado, menos stress, sentem-se mais empoderados e percebem a organização de modo mais positivo. Os resultados em termos de redução de defeitos, turnover e acidentes de trabalho e de aumento da produtividade, qualidade e satisfação dos clientes são significativos e mensuráveis. Os interessados poderão solicitar, grátis, à Intercultural, uma cópia de um Impact Studyda Blanchard.
A nova geração da LS® II incorpora novos recursos como vídeos, jogos, exercícios de grupo, materiais instrucionais e técnicas de ensino de última geração que asseguram a eficácia do processo de aprendizado e a transferência imediata das habilidades adquiridas para a prática do dia-a-dia dos participantes, trazendo benefícios marcantes para as organizações que a adotam e implementam junto aos seus gerentes e colaboradores. Os melhoramentos e avanços técnico-metodológicos introduzidos, tornaram a LS®IImuito mais eficaz ainda, o que explica a preferência das empresas multinacionais de maior projeção pelo programa.

Objetivos e Áreas de Competência da Liderança Situacional® II
  • Diagnosticar o nível de desenvolvimento de cada colaborador para gerenciá-lo com maior eficácia e produtividade, desenvolvendo sua competência e seu empenho;
  • Identificar o estilo de liderança mais eficaz em cada situação e aumentar a flexibilidade na utilização dos vários estilos;
  • Celebrar uma parceria com cada colaborador e combinar qual estilo de liderança lhe permitirá atingir suas metas com pleno sucesso;  
  • Adequar os estilos de liderança às necessidades dos colaboradores, evitando o impacto negativo sobre a produtividade e o moral decorrente do uso de supervisão excessiva ou supervisão insuficiente.
  • Aprender um processo de administração do desempenho composto de 3 etapas: Planejamento do Desempenho, Coaching / Acompanhamento e Avaliação do Desempenho;

Duração: 16 horas.
Número máximo de participantes: 24.
Público Alvo: Gerentes, Supervisores, Coordenadores e Líderes de Projetos

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