segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"O segredo é saber dizer não para muitas coisas. E assim não sair da trilha e se dispersar"

Steve Jobs, 55 anos, visionário, eleito CEO da década pela revista Fortune, é a figura símbolo da inovação. A seguir, algumas de suas frases que podem servir de inspiração

Por Katia Militello - 09/09/2010

 Divulgação
Steve Jobs, fundador da Apple
“Nunca digo, 'Vamos ser inovadores! Vamos fazer um seminário! Aqui estão as cinco regras da inovação.' Isso é como alguém que, não sendo cool, tenta desesperadamente sê-lo. É penoso de ver. É como assistir o Michael Dell tentando dançar.” New York Times, novembro de 2003 
Na Apple, a organização é limpa, simples de entender, e as responsabilidades estão bem definidas. A cadeia de comando é clara em todos os níveis. Todos na empresa sabem quem é o seu chefe direto e o que se espera dele. Este tem sido um dos meus mantras – foco e simplicidade.” Business Week, maio de 1998

Eu achava que seria um delinquente. Se não fosse por três ou quatro pessoas, que investiram tempo e atenção extra em mim, certamente teria ido parar na cadeia. Uma dessas pessoas foi Mrs. Hill, minha professora do primário".Entrevista ao Instituto Smithsoniano, abril de 1995 
"
Não bastam garra e fibra para construir uma empresa. Precisa também de fôlego. A vida das pessoas muda. Os negócios mudam. Às vezes, uma pessoa que era ótima cinco anos atrás, não é mais adequada. Não é nada pessoal. As coisas são assim e pronto.” Fortune, fevereiro de 1993 

Meu papel não é ser bonzinho com os funcionários. É pressioná-los e tirar o melhor deles. Como? Trazendo à mesa visões mais agressivas de como as coisas podiam ser e não são ainda”. Fortune, março de 2008
“Por que os carros nos salões do automóvel são incríveis, e quando chegam ao mercado – quatro anos mais tarde – viraram uma bosta? O que aconteceu é que os designers tinham ideias geniais, mas daí vieram os engenheiros choramingando, 'não dá pra fazer isso, é impossível'. E o projeto desanda. Não tinha ninguém pra empurrá-los à frente?” Time, outubro de 2005 
Tecnologia não é nada. O que importa é ter fé nas pessoas. Se você der as ferramentas para pessoas inteligentes, coisas incríveis vão ser criadas. Ferramentas são só ferramentas". Rolling Stone, junho de 1994

As raízes da Apple estão em criar computadores para pessoas, não para corporações. O mundo não precisa de outra Dell ou Compaq. Akio Morita [fundador da Sony] expressou o amor pela espécie humana em cada objeto que criou”.Time, outubro de 1999 
“Costumava dizer que 
a Apple era a Sony do seu negócio. Mas na verdade a Apple é a Apple do seu negócio”.Business Week, maio de 1998

“Nós temos 25 mil funcionários na Apple, dos quais 10 mil nas lojas. O meu trabalho é com os 
cem profissionais do topo. Não quer dizer que todos sejam vice-presidentes. Alguns são só contribuidores individuais. Quando surge uma boa ideia, o meu papel é lançá-la no meio destes cem, fazer as pessoas falarem sobre a ideia, discutir com elas, criar um fluxo.” Fortune, março de 2008 
O segredo está em dizer 'não' para mil coisas, e assim não sair da trilha e se dispersar. Nós estamos sempre pensando em que novos mercados podemos entrar, mas é ao dizer 'não' que nos concentramos no que realmente importa. Eu tenho tanto orgulho do que fiz quanto do que deixei de fazer.” Business Week, outubro de 2004
Eu costumava ser o cara mais jovem nas reuniões. Hoje em dia, quase sempre sou o mais velho. Quanto mais velho fico, mais me convenço de que são os motivos que fazem a diferença. Para a HP, sempre foi fazer ótimos produtos. Você precisa de uma cultura orientada ao produto, mesmo no ramo da tecnologia. Várias companhias têm toneladas de grandes engenheiros, mas é preciso que uma 'força gravitacional' agregue os esforços. Se não for assim, você vai ter um monte de boas tecnologias flutuando no espaço". Business Week, outubro de 2004 
“A verdadeira questão, na hora de contratar alguém, é: 
essa pessoa aqui na minha frente vai se apaixonar pela Apple? Porque, caso se apaixone, tudo fica fácil. Recrutamento é árduo. É como achar uma agulha no palheiro. Eu participei da contratação de mais de 5 mil pessoas na vida. E levo isso muito a sério. Não dá para ter certeza em uma hora de entrevista, então, no fim das contas, o que decide é o instinto". Fortune, março de 2008

Quando eu tinha 12 anos, liguei para o Bill Hewlett [co-fundador da Hewlett-Packard]. Naquela época, ele estava na lista telefônica de Palo Alto. Ele atendeu o telefone e foi muito legal. A gente conversou por uns vinte minutos, e eu descolei um trabalho de verão na Hewlett-Packard, na linha de montagem. Na verdade, eu só colocava os parafusos, mas para mim era como estar no céu.” Playboy, fevereiro de 1985 
Tomar LSD foi uma das duas ou três coisas mais importantes que fiz na vida. Ele [Bill Gates] seria um cara de horizontes mais largos se tivesse tomado ácido, ou tivesse ido a um ashram [centro de meditação hindu], quando mais novo”. New York Times, agosto de 1997

"Não vejo outra maneira de convencer as pessoas 
a não roubar a não ser lhes oferecendo uma recompensa — e não uma punição. A recompensa é: vamos oferecer a você uma experiência melhor... e só vai custar um dólar por música.” Rolling Stone, dezembro de 2003, sobre o sucesso da loja de música online iTunes 
“Poucas pessoas sabem, mas três meses depois de voltar à Apple, o 
meu chefe de operações se demitiu. Eu não consegui achar ninguém tão qualificado quanto ele interna ou externamente, então ocupei eu mesmo o cargo por nove meses, até encontrar o Tim Cook, que, ao bater o olho, vi que era o cara. É claro que mantive isso em segredo. Eu já era presidente de duas empresas [a Apple e a Pixar]. Tim se juntou a nós e basicamente reinventamos a logística do negócio do PC. Faz cinco anos que somos melhores do que a Dell, em termos de métricas como as do inventário".Business Week, outubro de 2004 
"Eu estava lendo a biografia do físico Richard Feynmann. Sabendo que ia morrer de câncer, Feynmann pediu para não ser anestesiado.
 'Eu quero saber como é a sensação de ser desligado', disse ele. Essa é uma boa forma de nos colocar nas coisas – ver o que nos afeta aqui e agora, e ser curioso sobre tudo, mesmo sobre algo ruim". Fortune, novembro de 1998 
“Meu médico me aconselhou a ir para casa e pôr minhas coisas em ordem, que é o código dos médicos quando querem dizer
 prepare-se para morrer. Significa tente dizer a seus filhos, em poucos meses, tudo que você tinha a dizer nos próximos dez anos. Significa fazer as suas despedidas.” Jobs na Universidade de Stanford, sobre a descoberta, em 2004, de um tumor maligno no pâncreas. 12 de junho de 2005

O problema da febre de startups é que não há muitos empreendedores perseverando. Isso é compreensível, pois não faltam momentos de agonia e desespero, quando você tem de demitir alguém, cancelar acordos ou lidar com situações difíceis. É nesses momentos que você descobre quem realmente é, e quais são os seus valores.”Fortune, janeiro de 2000, pouco antes do estouro da bolha da internet 
Eu não acho que a persistência seja tudo. Quando era garoto, um vizinho tinha um Fusca, que ele passou meses reformando para virar um Porsche. Todas as economias dele foram parar naquele Volkswagen. Mas quando a reforma acabou, tudo o que ele conseguiu foi um fusca horrível e barulhento. Você deve ser cauteloso com o que escolhe fazer.” Fortune, novembro de 1998 
Perfeccionismo? Pegue o iPhone. A gente fez zilhões de modelos que tiveram de ser jogados fora até criar o modelo de agora, que é dramaticamente melhor. Foi um inferno, pois tive de chegar à equipe e dizer: 'Olha, todo o trabalho que vocês tiveram no último ano não valeu, a gente vai recomeçar do zero. E vamos ter de trabalhar dobrado, pois não temos mais tempo'. Sabe o que eles responderam? 'Beleza, conte com a gente.' Isso acontece com mais frequência do que você imagina, porque o nosso trabalho não é só ciência e engenharia. É arte também”. Fortune, março de 2008 
Conseguir tornar uma empresa saudável de novo não acontece do dia para a noite. Você tem de reestruturar alguns setores, limpar outros que não fazem sentido, e construir do zero novas capacidades. Nós imediatamente reorganizamos a empresa, drasticamente enxugamos a linha de produtos e mudamos o sistema de compensação dos executivos, com ações em lugar de dinheiro vivo. O lado bom é que o lugar se tornou de novo uma empresa jovem". Fortune, janeiro de 2000

Eu sou um sujeito matinal. Levanto às seis, e trabalho um pouco antes de as crianças acordarem. Então a gente come, termina os deveres de casa e elas vão para a escola. Se tenho sorte, consigo trabalhar por mais uma hora em casa, mas muitas vezes não dá. Eu chego na Apple às nove, às vezes às oito.” Time, outubro de 1999 
As pessoas às vezes dizem que trabalho no setor mais rápido da economia. Eu discordo. Acho que a tecnologia é um dos mais lerdos. Leva-se uma eternidade para fazer qualquer coisa. Para conseguir realizar uma única mudança significativa na indústria, é necessária uma rara combinação de tecnologia, talento, negócios, marketing e um bom bocado de sorte. Isso não acontece todo dia”. Rolling Stone, junho de 1994
“A coisa sobre o Next* é que a gente criou um produto absolutamente brilhante para um público ao qual o nosso coração permanecia apático – o mundo corporativo. De repente, a gente se deu conta disso, mais tarde. Na Apple, o que faz o coração pulsar é o consumidorFortune, janeiro de 2000 
* Next, Inc., empresa de computadores e software criada por Jobs em 1985, e comprada pela Apple em 1996


Nenhum comentário:

Postar um comentário