domingo, 29 de julho de 2012

Posso aumentar a vida útil da bateria removendo-a do notebook?


Por Fabio Jordão em 23 de Janeiro de 2012
A maioria dos notebooks utiliza bateria de íons de lítio (Li-Ion). Em teoria, ela não deveria apresentar quaisquer problemas de “vício” ou perda de capacidade. Porém, a história é bem diferente na prática, quando vemos que a carga não dura nem metade do tempo que é prometido.
A partir desse tipo de situação é que surgem tutoriais que em teoria resultam na salvação da bateria. Uma das tantas dicas que circulam pela web foi sugerida pelo site MakeUseOf , o qual recomenda a remoção da bateria para que sua vida útil seja prolongada. Mas será que isso funciona mesmo? É o que vamos ver hoje!

Usando íons para alimentar o computador

Antes de falar da vida útil, precisamos entender como a energia flui no interior da bateria. Os modelos de íons de lítio possuem cinco principais elementos: o ânodo, o cátodo, o separador, o eletrólito e os íons. Tudo isso fica no interior da bateria, sendo que cada uma possui pequenas diferentes no projeto de construção.
Os íons ficam embutidos no ânodo, o eletrodo negativo — algo que você provavelmente aprendeu nas aulas de química. Quando você liga o computador sem estar com o cabo conectado à tomada, os íons começam a transitar do ânodo para o cátodo (o eletrodo positivo).
Para fazer tal caminho, eles passam pelo eletrólito e pelo separador — esse último é uma folha fina de plástico que separa os eletrodos. Esse processo libera energia para os componentes da sua máquina e, consequentemente, resulta na descarga da bateria.
Na hora de recarregar, o processo inverso ocorre. A energia que alimenta a bateria forçará os íons a voltarem para o ânodo, deixando-os prontos para mais um processo de descarga.  Esses processos de ida e de volta dos íons poderiam ser realizados eternamente, porém, alguns íons podem ficar presos nos eletrodos, o que reduz a capacidade da bateria e o tempo de vida útil.

Motivos válidos para remover a bateria...

Agora, você já tem uma noção de como funciona sua bateria. Portanto, vamos responder à grande pergunta: afinal, posso aumentar a vida útil da bateria removendo-a do notebook? Sim! Assim como citado no artigo do site MakeUseOf , ela tende a durar muito mais quando é removida do seu laptop, afinal, a quantidade de ciclos de recarga tende a diminuir. Mas há outros motivos para você realizar esse procedimento.
Primeiro, existe o problema do superaquecimento do computador. O calor é um grande inimigo da bateria, pois ele promove reações químicas que podem reduzir a capacidade das células dela. Pense que uma bateria já aquece sozinha e, caso você deixe-a conectada sem necessidade, o calor proveniente dos demais componentes vai piorar as coisas. Detalhe: o calor atrapalha qualquer tipo de bateria, inclusive a que você usa no seu smartphone.
Depois, o mau funcionamento da bateria pode surgir em decorrência de sobrecarga ou de altas tensões. Deixá-la carregando sempre é algo desnecessário, ainda mais que ela pode sofrer danos por manter alguns poucos íons realizando o mesmo processo continuamente.
Normalmente, os notebooks vêm devidamente regulados para evitar problemas com voltagens, porém, se um regulador falhar, sua bateria pode ser danificada. Os suportes técnicos de algumas fabricantes informam o contrário, contudo, considerando experiências próprias, podemos afirmar que algumas baterias viciam e podem ser danificadas por alta tensão.

Dicas para fazer sua bateria durar mais

  1. Sempre que o notebook estiver ligado à tomada, remova a bateria para evitar danos.

    Nota: vale lembrar que você deve retirá-la enquanto o computador estiver desligado. Além disso, salientamos que você deve tomar os devidos cuidados com a falta de energia, pois seu notebook estará sem uma fonte de alimentação alternativa;
  2. Quando for usar a bateria, evite atingir níveis abaixo de 20%;
  3. Evite deixar que a bateria perca toda a carga. Use a descarga completa apenas quando sua bateria apresentar problemas, assim como é indicado por muitas fabricantes;
  4. Opte por recarregar a bateria quando o notebook estiver desligado;
  5. Quando for usar o notebook somente com a bateria, procure usá-lo em locais bem refrigerados e, de preferência, use acessórios (como coolers) para manter o PC sempre com baixas temperaturas.
Observação: estamos cientes de que algumas dicas aqui citadas diferem das orientações de determinadas fabricantes, porém, salientamos que elas servem para prolongar a vida útil da bateria. Contudo, caso você siga as instruções do manual, a bateria do seu notebook deve funcionar normalmente por um tempo razoavelmente longo.
Enfim, por mais tecnologia que exista no campo de energia e baterias, parece que os problemas nunca são totalmente solucionados. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você procure economizar sua bateria. Até uma próxima!


Leia mais em:http://www.tecmundo.com.br/bateria/18203-posso-aumentar-a-vida-util-da-bateria-removendo-a-do-notebook-.htm#ixzz223Wa2N4Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário