segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vale a pena às empresas esconderem inovações?


Vale a pena às empresas esconderem inovações?
(*) Por Reinaldo Moura
Apesar da facilidade atual de comunicação em grande escala, as poucas inovações que as empresas e o país oferecem são motivo de sigilo, seja para imprensa especializada ou nos meios acadêmicos, já que até mesmo alguns TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) não podem ser realizados, pois o profissional ou estudante que trabalha em determinada empresa, e se predispõe a escrever sobre ela, corre o risco de ser demitido se comentar algo a respeito de assuntos internos.
Até mesmo a foto de um mega centro de distribuição da antiga e maior empresa fabricante de cosméticos, que atualmente passa por crise financeira (conforme divulgado no Wall Street Journal), não tem autorização de divulgação por sua assessoria de comunicação.
Enquanto funcionário, qualquer pessoa não pode citar nada dessa empresa, embora a sua esposa, mãe ou filhas sejam estimuladas a comprar e usar seus produtos, que são vendidos somente no porta a porta. Entretanto, se a pessoa deixar a empresa, ninguém pode proibi-la de citar e falar sobre o seu ambiente e até mostrar fotos, pois hoje qualquer celular tira fotos. Esconder o leite para quê? se um fornecedor de qualquer equipamento instalado daquela empresa pode adaptá-lo na empresa concorrente, mesmo que centenas de folhas de um contrato de confidencialidade tenham sido assinadas.
Existem casos de proibição dos desenhos de um produto saírem da empresa. Antigamente isso era lógico, pois papéis (e até o papel vegetal) de uma cópia sépia eram visíveis, mas hoje, qualquer gravação num pen drive ultrapassa qualquer portaria, mesmo com detector de metais (ou chip). Para quê esconder o leite se o mundo todo está em busca de inovação e quanto mais um produto é copiado, mais isso estimula sua força de trabalho a inovar ou, na pior das hipóteses, a continuar a fazer kaizens, as famosas melhoras contínuas?
(*) Reinaldo Moura é fundador do Grupo IMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário