domingo, 11 de agosto de 2013

Cultivando o equilíbrio emocional - Reconhecer, regular e ampliar as habilidades emocionais



Este curso teórico-prático oferece um programa educacional destinado a pessoas que desejamaumentar suas habilidades emocionais, isto é, reduzir respostas destrutivas e potencializar os sentimentos de compaixão e empatia tendo por base teorias modernas da psicologia e suas relações com a prática e o cultivo de meditação.

Certificada como instrutora internacional pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies (tendo sido treinada em Phuket-Tailândia) pelos professores doutores Paul Ekmann e Alan Wallace, a Dra. Elisa Kozasa ministra este programa desde 2011 na Palas Athena.

Sobre a origem do programa:
Em um dos encontros promovidos pelo Mind and Life Institute, Sua Santidade o Dalai Lama perguntou aos cientistas como as práticas budistas secularizadas poderiam ajudar os ocidentais a lidar com suas emoções destrutivas. Na tentativa de responder a esta pergunta, Paul Ekmann, considerado o maior especialista em expressões faciais das emoções e um dos maiores psicólogos do século XX, e Alan Wallace, físico e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, que por anos foi um monge ordenado pelo Dalai Lama, desenvolveram um programa chamado "Cultivating Emotional Balance" (Cultivando o Equilíbrio Emocional), que integra conhecimentos da moderna psicologia sobre a manifestação e expressão das emoções e práticas contemplativas tradicionais como a meditação.


Calendário: 

15 de agosto a 31 de outubro, quintas-feiras, 19h30 a 22h (12 aulas)

8, 9 e 10 de novembro - finalização do curso em 12 horas de Retiro
Local do Retiro: Casa Emmaus – Itapecerica da Serra-SP http://casaemaus.com.br/

GRUPO LIMITADO a 20 vagas.


Grandes Temas:

a. Bem-estar e felicidade;
b. Como lidar com emoções destrutivas;
c. O cultivo do equilíbrio emocional;
d. Reconhecendo os “gatilhos” emocionais;
e. Práticas meditativas e sua contribuição para o equilíbrio emocional;

Metodologia:

São 42 horas de curso teórico-prático. As práticas de meditação objetivam desenvolver habilidades de reconhecimento e gerenciamento das emoções e redução de estresse. Algumas das práticas de relaxamento e meditação são realizadas em colchonetes e/ou almofadas. É importante, portanto, comparecer com roupas confortáveis que permitam deitar nos colchonetes.

Os alunos receberão o áudio das principais práticas meditativas em MP3.

O curso terá 30 horas de aulas na Palas Athena e finalizará com 12 horas de retiro no fim de semana de 8, 9 e 10 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo).
Sobre o local do RETIRO: A Casa Emaús é parte do Convento Maria Imaculada, situado entre os municípios de Itapecerica da Serra e Embu das Artes, SP. Está localizado em meio à exuberante fauna e verdejante flora composta pela Mata Atlântica. Ambiente favorável para retiros e práticas meditativas. O Convento tem a responsabilidade do pequeno santuário ecológico de que é proprietário. Endereço: Estr. da Ressaca, 1081 – 06887-300 – Itapecerica da Serra – SP


Obs.: Não é um curso que qualifica o participante a reproduzir as práticas como instrutor, mas sim destinado ao desenvolvimento pessoal do participanteNão é uma terapia e não se destina a pessoas necessitando de tratamento psicológico ou psiquiátrico.


Docente:

Elisa H. Kozasa, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado (2012), doutorado (2002), e mestrado (1999) pelo depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Capes 7), onde foi aprovada recentemente como orientadora. Atua como pesquisadora visitante do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais. Nestas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011. Possui colaborações internacionais em andamento com pesquisadores do Kings College London, MD Anderson Cancer Center e Harvard Medical School. Foi premiada como a 1a autora de um dos 3 trabalhos finalistas do PRÊMIO SAÚDE 2012 na categoria saúde mental e emocional. É graduada 5o dan em Aikido com certificado reconhecido pela International Aikido Federation. Foi treinada por Paul Ekman e Alan Wallace para ministrar o treinamento Cultivating Emotional Balance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário