segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Palestra - A visão integral de Ken Wilber - Estudos sobre a consciência e o sagrado -

A visão integral de Ken Wilber - Estudos sobre a consciência e o sagrado -

Ken Wilber, considerado um dos maiores pensadores contemporâneos, desenvolveu nos últimos quarenta anos o Modelo Integral: resumidamente, trata-se de um “mapa” do ser humano concebido para facilitar nossa vida. Para elaborá-lo, Wilber investigou e integrou conhecimentos gerados desde a pré-história até os dias de hoje, fazendo dialogar as ciências, as artes, as filosofias e as tradições espirituais. O resultado obtido é verdadeiramente surpreendente pela sua elegante síntese e admiráveis conclusões.

O mundo contemporâneo encontra-se numa crise sem precedentes na história da humanidade. O
“sistema operacional” atual dos seres humanos (Newtoniano-Cartesiano-Darwiniano) produziu, nos últimos séculos, importantes e notáveis frutos, mas, hoje em dia, não é mais capaz de processar os complexos problemas de um mundo globalizado. Este curso pretende apresentar uma nova e revolucionária sistemática para resolução dos problemas humanos – o Modelo Integral.


Calendário: 
21 de agosto a 06 de novembro, quartas-feiras, 14h00 às 16h30 (12 aulas)



Objetivos do curso:
a) Expor em detalhes o Modelo Integral, ressaltando seus conceitos transformadores, abrindo caminhos e gerando oportunidades para a realização pessoal, profissional, familiar e comunitária.
b) Discutir a Prática de Vida Integral e seus efeitos no crescimento pessoal e interpessoal nos
níveis do corpo, mente e espírito.

Grandes Temas:
a. O espectro da consciência;
b. A espiral do desenvolvimento;
e. A complexidade humana.

Programa: 

1. Pluralismo Epistemológico
2. Modelo Integral
2.1. Níveis
2.2. Linhas
2.3. Estados
2.4. Tipos
2.5. Quadrantes
3. Prática de Vida Integral

Docente:

Ari Raynsford [+] Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP. Estudioso da obra de Ken Wilber, trabalha há treze anos na sua divulgação, ministrando palestras e cursos, coordenando grupos de estudo, traduzindo livros e artigos, e prestando consultoria a empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário