sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como fazer um pré-projeto de letras

O pré-projeto, como o próprio nome diz, antecede o projeto, no caso, o pré-projeto de letras antecede o projeto do trabalho de conclusão do curso de letras. Nele deve estar exposto, de forma simples e clara, como será desenvolvido o seu projeto de pesquisa, que resultará no seu trabalho de conclusão. É comum os alunos ficarem apavorados na hora de elaborar esses documentos, porém, depois de bem entendido do que se trata e de ter organizados todos os dados, elaborar o pré-projeto é relativamente simples.
O pré-projeto deve seguir as orientações gerais da universidade, porém, independente da forma como forem organizados, devem conter o título, a introdução, o objetivo, a metodologia e as referências.
A primeira parte é o título e a introdução. O título deve ser claro e deve definir o assunto da pesquisa. Logo a seguir vem a introdução, onde você deve definir o tema, ou seja, contextualizar o assunto no tempo ou no espaço, apresentando o problema/tema da pesquisa, identificando e delimitando todos os elementos e aspectos do problema/tema que vai ser desenvolvido. Nessa parte, apresente hipóteses, perguntas a serem respondidas na pesquisa, pontos relevantes do assunto. No último parágrafo dessa parte do pré-projeto, justifique a sua pesquisa: Por que ela é importante? Como ela pode ser últil? Quais os resultados que você pretende obter com ela?
O próximo item deve ser o objetivo. Você deve explicar de forma muito clara e objetiva o que pretende com a pesquisa, quais as suas metas. O objetivo é um dos pontos mais relevantes no pré-projeto, seja realista quanto aos objetivos que você pode realmente obter com a pesquisa, do contrário poderá ter dificuldades de atender esse pressuposto ao longo do trabalho.
Os últimos itens são a metodologia e as referências. Na metodologia você explica como vai desenvolver a sua pesquisa, se é uma pesquisa de campo ou uma pesquisa bibliográfica, como vai coletar, analisar e interpretar os dados. Nas referências bibliográficas você deve relacionar os livros e obras que serão usados na pesquisa.
Enfim, o pré-projeto é um esboço do projeto que irá resultar no trabalho de conclusão. Para realizar um bom trabalho é preciso uma escolha criteriosa do tema da pesquisa, de forma que se você for fazer seu trabalho de conclusão sobre algum escritor, por exemplo, precisa ter certeza de que vai ter dados suficientes para fundamentar o seu trabalho e ter objetivos e metas, não basta descrever e arrolar dados coletados. O pré-projeto, como todos os trabalhos acadêmicos, deve seguir rigorosamente as normas estabelecidas pela ABNT, no que refere a sua formatação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário