sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como fazer uma síntese

Fazer uma síntese é um dos tipos de trabalho mais solicitados em escolas e faculdades. Uma síntese nada mais é do que o resumo de um texto, filme, livro, documentário, palestra, ou qualquer outro tipo de informação que foi apresentada de forma extensiva.
Para escrever uma síntese existem alguns passos muito importantes que devem ser seguidos com objetivo de destacar as informações principais daquele material sem que a coerência do todo fique perdida.
Síntese e resumo são a mesma coisa. Aqui no blog já está publicado um texto intituladoComo fazer um resumo.
Lá você vai aprender três técnicas principais: apagamento, generalização e construção. Todas elas vão auxiliar você a extrair o máximo do material que deseja resumir e a entender melhor as informações que lhe foram transmitidas.
Como fazer uma síntese, de Maria Almira Soares
Como leitura adicional, eu sempre recomendo o excelente livro de Maria Almira Soares, que se dedica exclusivamente a dotar o aluno de ferramentas teórico-práticas, úteis à elaboração de uma síntese ou resumo. Desde a primeira leitura geral do texto-fonte às técnicas de simplificação, articulação e reformulação do discurso, a autora reúne aqui um conjunto de etapas a serem acompanhadas pelo estudante. Trechos de textos literários e jornalísticos dão corpo a uma gama de exercícios de aplicação, indispensáveis à consolidação dos saberes nos domínios da escrita, da leitura e do funcionamento da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário