segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Planilhas para negócios

Há alguns anos eu comecei (e não terminei) um curso de administração de empresas. Eu lembro que uma das matérias era sobre o uso do Excel. A primeira coisa que eu aprendi, é que apesar de parecer simples, criar uma planilha de Excel para negócios é mais difícil do que parece. Envolve muita matemática, contabilidade, criar umas fórmulas malucas….
Para evitar esse perrengue, existem alguns modelos de planilhas para negócios, com os campos de equações prontos para inserir os dados. Se eu soubesse disso na época, talvez tivesse me livrado de umas DPs de férias…. Aí vão os seis que eu achei mais interessantes.
1-Investimentos – Planilha criada para controlar investimentos na bolsa de valores e outras aplicações financeiras, ajudando a acompanhar onde você está ganhando ou perdendo a longo prazo.
2-Pricing – Essa faz as contas de qual o preço que você deve estipular para chegar no break-even e calcular sua margem de lucro.
3-Balanço – Transforma o Excel em uma calculadora para fechar balanços mensais e anuais, com campos de ativos e passivos pré-determinados.
4-Vendas – Planilha para o controle de vendas, gerenciamento de estoques e todos os outros dados necessários para o administrar o movimento de produtos e serviços.
5-Custos – Gerencia os custos de todas as árreas da empresa, facilitando a identificação do que é realmente essencial e os setores que podem ser enxugados.
6-Empréstimos – Para quem pediu um empréstimo, essa planilha facilita a previsão do montante a ser pago, após o acréscimo de juros e atrasos.
fonte: http://resultson.com.br/blog/seis-modelos-de-planilhas-para-negocios/


Há algum tempo eu escrevi aqui sobre modelos de planilhas para negócios disponíveis na web. Ao que parece, o pessoal gostou: o post foi bastante acessado e rolaram vários comentários de gente querendo mais. Então, atendendo a pedidos, aí vão mais algumas que eu acho que podem ser bastante úteis para lidar com os números de cada dia. Todas elas free!
7-Análise corporativa – Uma boa para obter um panorama geral da empresa, incluindo os aspectos principais do fluxo de caixa, como pagamentos, custos, previsões e etc..
8-Capital inicial – Quanto você precisa para abrir o seu negócio? Esse modelo ajuda a colocar tudo no papel.
9-Break Even – Planilha para estipular previsões de retorno de investimento em novos projetos e empresas
10-Análise de riscos – Essa aqui pode ser uma maneira para mensurar os riscos de apostar naquela ideia meio duvidosa, possibilitando comparação direta com desempenho e market-share da concorrência.
11-Fornecedores – Controle de pagamento, recebimento e fluxo de fornecedores.
*Caso você não tenha encontrado o modelo que precisa aqui, recomendo dar uma passada noJax Works e no site do Matt Evans, que trazem VÁRIOS modelos para baixar.
Fonte: http://resultson.com.br/blog/modelos-de-planilhas-para-negocios2/


Entre os posts mais acessados e comentados aqui na Results, sempre estão os modelos de planilhas para negócios. Então, atendendo a pedidos da galera, a gente resolveu levantar mais uma listinha com algumas tabelas que podem ser bastante úteis para qualquer empresa. A maioria delas é customizável (você pode até incluir o logo da sua empresa na planilha), com fórmulas prontas para inserir os seus dados. E o melhor: tudo free!
12-Despesas gerais: organiza todos os gastos de uma startup, incluindo participação de sócios, empréstimos bancários e administração de capital.
13-Buyout: para ajudara a analisar se vale a pena aquela fusão/aquisição.
14-Marketing: calcula a grana e tempo necessários para elaborar uma campanha em diversos segmentos.
15-Planilha de gastos: tabela bem completa que calcula gastos comuns do dia-a-dia em uma empresa.
16-Tabela de pagamento: organiza e estima os custos com colaboradores, incluindo banco de horas e taxas legais.
17-Raio X: conta com três gráficos que avaliam a maneira como você está usando o seu dinheiro, entre áreas de interesse, impostos e mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário