sexta-feira, 29 de março de 2013

PASSO A PASSO PARA O TCC


Passo a passo para o TCC de acordo com o Manual Acadêmico Unifai 2011: preencha cada tópico e ao final seu TCC estará prontinho para formatação e revisão!!!

*Após entrega e aprovação do Pré Projeto siga o Passo a passo para o TCC.
*Para visualizar os ANEXOS e tirar dúvidas, consultar o Manual; disponível em:http://www.unifai.edu.br/noticia.asp?area=1672&tipo=Manuais.

*O TCC deve ter no mínimo 25 folhas excetuando elementos pré e pós textuais.
Fonte Arial
Tamanho 12
Espaçamento entre linhas 1,5
Justificado

Elementos pré-textuais:

CAPA (anexo VII)

FOLHA DE ROSTO (anexo VIII A)

FOLHA DE APROVAÇÃO (anexo XIX A) (contém as mesmas inf. da Folha de Rosto)

DEDICATÓRIA (OPCIONAL) (Anexo X)

AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) (Anexo XIX)

RESUMO EM PORTUGUÊS
Texto claro e conciso num único parágrafo, abordar principais aspectos do texto como idéia central, objeto em questão, objetivos, metodologia, conclusões, até 500 palavras. Incluir no máximo 5 palavras-chave.Ver ABNT 6028:2003

SUMÁRIO (ANEXO III)
ABNT 6027:2002 E 6024:2003
Recria estrutura e sequência de partes e assuntos da monografia.

LISTA DE TABELAS, GRÁFICOS E ILUSTRAÇÕES (ANEXO XIV)

LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS (ANEXO XV)

Elementos Textuais (no mínimo 25 folhas):

INTRODUÇÃO
Apresentação geral e sucinta do trabalho

O PROBLEMA E A QUESTÃO DA PESQUISA
Relato da situação problema. Finalizar por meio de uma pergunta

HIPÓTESES
Iniciar com um texto e indicar as hipóteses que nortearam investigação

OBJETIVOS
Texto explicativo sobre o que se deseja atingir

OBJETIVO GERAL
Uma frase no infinitivo sobre o problema da pesquisa

OBJETIVO ESPECÍFICO
Elaborar texto introdutório e citar os objetivos iniciados por verbo que indiquem intenção ou ação desenvolvida. Definem diferentes pontos da pesquisa, visando confirmar hipóteses e concretizar objetivo geral.

JUSTIFICATIVA
Demonstrar importância e relevância do projeto. Texto único, sem tópicos ou subdivisões. Delimitar área do conhecimento, espaço geográfico e período do foco pesquisa. Descrever a relevância, enfatizando a contribuição do projeto para o conhecimento e a sociedade. *Analisar obras mais recentes sobre o tema por meio de revisão bibliográfica; as que forem utilizadas deverão ser citadas no corpo do texto (citação) e mencionadas no item Referências.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desenvolver um texto explicativo ou de apresentação sobre assuntos tratados no decorrer

MÉTODO DE PESQUISA
Abordagem tipo e método de investigação, dificuldades encontradas no processo de pesquisa. Pode ser bibliográfica e de campo. Se for de campo pode ser qualitativa ou quantitativa.

ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Um dos mais importantes. Função de relatar, analisar e discutir os resultados. Analisar perguntas, questionários, entrevistas e relacioná-las com fundamentação teórica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerações finais com destaque para confirmação ou não das hipóteses. Retoma o problema, apresenta autores mais relevantes, contribuição pessoal e teórico para a própria formação, indicar sugestões futuras de pesquisas e questões que não foram resolvidas.

Elementos pós textuais:

REFERÊNCIAS
Digitadas em espaço simples e separadas entre si com dois espaços simples.
SOBRENOME. Nome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data publicação.
ALENCAR. José de. A pata da gazela. São Paulo: Record, 1990. Disponível em: . Acesso em: 27 maio de 1995.

APÊNDICES (OPCIONAL)
Conjunto de elementos elaborados pelo autor que visam complementar argumentação. Exemplo de como indicar: APÊNDICE A – Formulário para permanência do aluno em imersão.

ANEXOS (OPCIONAL)
Conjunto de documentos não elaborados pelo autor que servem para fundamentação, comprovação e ilustração das informações e idéias apresentadas. Exemplo de como indicar:ANEXO A – Gráfico da evolução do crime de 2000 a 2001.

GLOSSÁRIO (OPCIONAL)
Lista em ordem alfabética com palavras ou expressões técnicas de uso restrito e específico empregadas no decorrer do trabalho.

CITAÇÕES:
DIRETA: Autor, data e página. Até 3 linhas devem estar contidas no corpo do texto entre aspas duplas. Mais de três linhas deve ser apresentada em parágrafo isolado com recuo de 4cm da margem esquerda e fonte menor que o do texto e sem aspas.
INDIRETA: Sem aspas e sem o número da página.
CITAÇÃO DE CITAÇÃO: Citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso. Exemplo: AUTOR CITADO, ano de publicação do documento, página apud AUTOR CONSULTADO, ano de publicação do documento, página.
CITAÇÃO DA BÍBLIA: Exemplo: Segundo o Evangelho de São João, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16).
NOTAS DE RODAPÉ: Referências ou explicações ao pé da página. Tradução de citação importante, indicação de uma versão original, observações e comentários adicionais para melhor elucidação. *ABNT diz que na  citação de citação o autor citado deve ser referenciado em nota de rodapé. Confira!

*Termos estrangeiros: usar destaque como o itálico.

REFERÊNCIA: MANUAL ACADÊMICO UNIFAI: Ad experimentum. São Paulo: UNIFAI, [2011?].


Telma Alencar

Fonte: http://biblioteconomiatccetcetal.blogspot.com.br/2011/08/passo-passo-para-o-tcc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário