sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas para ser feliz



Muitas situações estressantes acabam com nosso bom humor, mas a forma como encaramos nossos problemas determinam nossa vida. Se buscarmos nos conhecer melhor –desde nossas capacidades, até os nossos sentimentos -, se aprendermos a trabalhar com nossas emoções e canalizarmos nossas energias para coisas que nos trazem satisfação, encontramos motivação/ capacidade para agir, para buscar soluções cada vez mais positivas para evitarmos aquilo que nos faz mal. Algumas dicas para se viver feliz:
· Cuidado com os mal humorados. Mas seja compreensivo! Escute, dê umas dicas e depois... fuja, antes de se contaminar. Muitas vezes, porém, o problema do seu amigo baixo astral é algum tipo de dor e, com dor, não há bom humor que resista. Pergunte se está tudo bem, tente ajudar, mas tenha consciência que o problema não é seu.
·  Perdoe. Se você tem uma rixa com alguém, a pessoa lhe pede perdão e você está apto a perdoa-la, aproveite a oportunidade. O perdão, quando é verdadeiro, é saudável. Agora, se o perdão não supera o ódio, espere, analise a situação e pense no que deve fazer.
·  Veja o lado bom da situação! Não precisa bancar a Pollyana, fazendo o jogo do contente, achando o mundo lindo. Seja realista, tire alguma lição boa da situação, mesmo quando ela for incômoda.
·  Extermine o estresse! Use técnicas de relaxamento e mentalize coisas boas.
·  Faça coisas que você goste e que lhe dê prazer, fugindo da rotina. Seja canto ou dança, quando uma atividade é prazerosa, libera a endorfina, que lhe dá uma sensação de bem-estar.
·  Não acumule cansaço, deixando para descansar só nas férias ou no final de semana. Planeje e cumpra seus compromissos, sem esquecer da sua saúde.
·  Faça uma atividade física. Os exercícios físicos liberam substâncias que causa bem-estar no organismo. Porém, escolha uma atividade prazerosa, senão não sentirá o benefício.
·    Tenha um bom suporte social: amigos, parentes e colegas de trabalho. É uma forma de prevenção da depressão.
·   O sexo, aliado ao prazer e a uma vida afetiva saudável, faz bem para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário