segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESARH 2012 - Palestrantes





jack

Jack Zenger (EUA)

é o co-fundador e CEO da Zenger Folkman, uma empresa de serviços profissionais que fornece consultoria, programas de desenvolvimento de liderança e de software para implementação de iniciativas de eficácia organizacional. Zenger/Folkman Co. foi reconhecida em 2012 pela Leadership Training Companies Watch List  como uma das 10 maiores empresas para o Desenvolvimento de Liderança
Ele é considerado um especialista mundial na área de desenvolvimento de liderança, setor que atua há 5 décadas, e é altamente respeitado e solicitado como consultor, palestrante e coach executivo.
A carreira de Jack combinou atividades empresariais e acadêmicas, sua experiência acadêmica inclui docência em programas de pós graduação na University of Southern Califórnia, mais tarde como professor na Stanford Graduate School of Business.
Em 2011, ele foi homenageado pela ASTD – American Society of Training and Development com o prêmio Lifetime Achievement Award in Workplace Learning and Performance, o qual é concedido apenas a um único signatário por ano.
Devido as suas contribuições para o campo de desenvolvimento de liderança e formação, Jack foi introduzido no “The Human Resources Development Hall of Fame”. Seus colegas no setor de treinamento concederam-lhe o “Thought Leadership Award ” em 2007. Ele foi homenageado como cidadão distinguido pelo Conselho da Área de Stanford Boy Scouts of America. Ele e sua esposa Holly, ambos receberam os títulos de doutores honoris causa pela Utah Valley University por atividades sociais.
Ele recebeu um doutorado em Administração de Empresas pela University of Southern California e MBA pela University of California – LA e a graduação como bacharel em Psicologia pela Brigham Young University.
Jack atualmente é o conselheiro do sistema de ensino superior no Estado de Utah – EUA.
É autor ou co-autor de mais de 50 artigos sobre liderança, produtividade, formação, aprendizagem e de medição.
Jack foi considerado por David Ulrich, guru norte americano na área de liderança, como um dos maiores pensadores sobre liderança nos negócios da atualidade
Em fevereiro de 2012 escreveu o artigo “Quit it! Why Leaders Should Stop Answering Questions“ para bem-conceituada revista Forbes.
Livros sobre liderança:
•    Results-Based Leadership, (Harvard Business School Press, 1999) – eleito pela SHRM- Society for Human Resource Management como o melhor livro de negócios no ano de 2000;
•    The Extraordinary Leader -  Turning Good Managers into Great Leaders (McGraw-Hill, 2002) e o Leaders Manual (McGraw-Hill, 2004);
•    The Inspiring Leader: Unlocking the Secrets of How Extraordinary Leaders Motivate (McGraw-Hill 2009), e
•    The Extraordinary Coach: How the Best Leaders Help Others Grow (McGraw-Hill 2010).
ken

Ken O´Donnell (Australia)

Químico industrial c/ especialização em controle e processos de qualidade, Diretor para a América do Sul da Organização Brahma Kumaris, Presidente do Conselho da ONG Instituto Vivendo Valores . É autor de 12 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional publicado em nove idiomas, entre os quais: A Alma no Negócio, Raízes da Transformação, A Última Fronteira, Lições Para Uma Vida Plena, A Paz Começa Com Você, Endoquality, No Olho do Furacão. Trabalhou como Consultor Internacional nas áreas de Qualidade e Desenvolvimento Organizacional e Planejamento Estratégico,Trabalhou como consultor ou facilitador de grupos para empresas nas Américas como Dupont-Merck (EUA), JFK International Airport (New York), Banco Central (Bolívia, Brasil), Xerox (Brasil), Mercedes-Benz, Fiat, Citibank, Rede Globo, Petrobrás, Infraero, Banco do Brasil, Belgo Mineira, Vale, Bank Boston e Novozymes, bem como muitas repartições municipais, estaduais e federais em diversos países – Ministério da Educação, da Saúde e outros. Entre 2001/2002, treinou e coordenou 100 multiplicadores para a reformulação estratégica do Ministério da Educação do México (250.000 funcionários). Fez o alinhamento estratégico do Ministério de Planejamento do Brasil em 2007. Ministrou mais de duas mil conferências e cursos na Europa, Austrália, Ásia e Américas
Criador do Programa Autogestão e Qualidade de Vida que já foi realizado em 29 países.
Oscar Motomura

Oscar Motomura (SP)

Oscar Motomura, Fundador, principal executivo e facilitador sênior dos programas de atualização de líderes da Amana-Key, é especialista em gestão, estratégia e liderança. Formado em Administração pela FGV, com especialização nos EUA em finanças, banking e gestão de tecnologia, também tem mestrado em Psicologia Social pela USP. Executivo multidisciplinar, Motomura transita bem por diferentes campos da gestão e alta administração e tem um expertise único na área humana, especialmente em mediação de conflitos e negociações complexas, projetos de integração cultural e gestão de mudanças. Atua principalmente na área de reinvenção da identidade e das macroestratégias de organizações de grande porte do setor público e privado – nacionais e multinacionais – no Brasil e no exterior. Sua rede de relacionamentos inclui vários dos principais especialistas em gestão do mundo e nomes destacados nas ciências, artes e humanidades.
Cortella

Mario Sérgio Cortella (SP)

Filósofo, Mestre e Doutor em Educação, é professor-titular da PUC-SP (na qual está desde 1977), com docência e pesquisa no Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo), tendo atuado por 32 anos também no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes),Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus),Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).
alicia pizarro

Alicia Pizarro (Chile)

Licenciada em Educação e Tecnologia Educacional pela Universidade Central da Venezuela. Sócia-fundadora da Rede Newfield Consulting, empresa que opera nos EUA, Venezuela, Espanha, Argentina, México, Brasil, Colômbia e Chile, dedicada ao desenvolvimento de organizações de alto desempenho. Especialista em Educação de Adultos (Universidade Rafael Urdaneta) Coach Ontológico. Participou no México do programa de redesenho da prática docente do Tecnológico de Monterrey. É co-facilitadora do curso “The Art of Business Coaching” (ABC), programa no qual tem sido supervisora, docente e coordenadora geral em diferentes países. Atualmente participa como consultora-coach nos diversos programas de intevenção que a Newfield Consulting desenvolve em nível internacional.
rafael echeverria

Dr. Rafael Echeverría (Chile)

Fundador e Presidente da Newfield Consulting, empresa que opera nos EUA, Venezuela, Espanha, Argentina, México, Brasil, Colômbia e Chile, dedicada ao desenvolvimento de organizações de alto desempenho. Sociólogo pela Universidade Católica do Chile, PhD. pela University of London e Doutor Honoris Causa da Universidade Siglo 21, da Argentina. Membro da World Academy of Art and Science (WAAS), Foi assessor do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México e membro do comitê Internacional da Society for Organizational Learning (SOL), dirigida por Peter Senge, tem colaborado com o Center of Quality of Management em Boston. Entre suas múltiplas publicações, destacam-se os livros: “Ontologia del Lenguaje”, “La Empresa Emergente” e “Por la Senda Del Pensar Ontológico”.
ruy-mattos

Ruy de Alencar Mattos (RN)

Diretor e Consultor da EMCO – Educação Corporativa; Psicólogo Organizacional e Mestre em Ciência Política; professor da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública em Brasília; foi consultor senior do Departamento de Cooperação Internacional do Governo Suiço; foi presidente do Conselho Regional de Psicologia da 1a. Região; possui 30 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e organizações, com ênfase em estratégia, liderança e equipes. Pioneiro na concepção e implementação de comunidades e redes de aprendizagem organizacional. É autor de diversos livros, entre os quais Gestão e Democracia na Empresa; De Recursos a Seres Humanos; DRH e Mudança Organizacional; Empresa-Rede: a empresa do terceiro milênio.
FELA-MOSCOVICI

Fela Moscovici (RJ)

Psicóloga, pós-graduada em consultoria no NTL/USA, Mestre em Psicologia Social Univ. Chicago, Fundadora e Didata Mestra da SBDG, Ex-professora titular da EBAP e do Centro de Pós-graduação de Psicologia da FGV/RJ. Autora das obras: Desenvolvimento Interpessoal, Renascença Organizacional, Equipes dão Certo, Razão e Emoção, A Organização por Trás do Espelho.
alfredo-castro

Alfredo Castro (SP)

Diretor-sócio da MOT – Mudanças Organizacionais e Treinamento Ltda. Possui sólida vivência em Treinamento e Consultoria Empresarial, é membro do Conselho de Administração de algumas organizações no Brasil e no exterior. ChairMan do Advisory Committee da ASTD em Washington.Diretor técnico da ABTD, É professor de cursos de MBA da FIA/USP. Palestrante internacional, coordenou durante nove anos o Fórum Ibero Americano de T&D, realizado anualmente nos EUA. Realizou mais de vinte palestras em eventos da ASTD nos Estados Unidos.Atuou em alguns países da Europa, e fez trabalhos ou palestras na França, Argentina, Malásia, China, Egito, Índia, Nigéria, República Dominicana, Panamá, Chile, Colômbia, Peru, África do Sul, México e Venezuela, Inglaterra, Portugal e Escócia.
Atuou como diretor de projetos de consultoria em liderança, vendas e negociação na Europa, em 1987, nas organizações Bejam Frozen Foods e United Biscuits (Reino Unido e Bélgica), e diretor de projetos de consultoria na Europa, trabalhando em Lisboa durante o ano de 1989. Engenheiro, é pós-graduado pela PUC/RJ em Finanças, Lead Assessor da ISO 9.000, especializado em Qualidade, Psicologia e Eficiência Organizacional nos Estados Unidos (New Jersey, Pittsburgh, Detroit e Atlanta), pela DDI, American Supplier Institute e Euroquest.
Desenvolve e aplica treinamento técnico e comportamental para alta gerência e diretoria de empresas. É Master Trainer certificado pela Development Dimensions International (DDI), de Pittsburgh, EUA.
nelson

Nelson Bittencourt (SC)

Engenheiro Mecânico, Professor de Educação Física e Facilitador em Dinâmica dos Grupos. Professor da pós-graduação Univ. Gama Filho RJ e Universidade Veiga de Almeida. Diretor da Mercado, empresa focada na área de Relações Humanas e Desenvolvimento; Diretor da área de Qualidade de Vida da ABRH-RS; Membro do Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida.
eduardo-carmello

Eduardo Carmello (SP)

Diretor da ENTHEUSIASMOS CONSULTORIA EM TALENTOS HUMANOS; Consultor Organizacional e Educacional especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, trabalhando dentro do modelo de Competências com foco em Desempenho; Conferencista Nacional e Internacional; Coach certificado pelo ICC – International Community Coaching (Lambent do Brasil); Docente convidado do MBA Gestão Estratégica do Conhecimento do SENAC/SP;  Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística; Autor dos livros “Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor“ (Editora Gente 2008), “Supere: a arte de lidar com as adversidades” (Gente – 2004) e “O Poder da Informação Intuitiva” (Editora Gente – 2000); Parceiro da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos eABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Neves

José Augusto Neves (RJ)

Consultor Sênior em Liderança, Gestão de Projetos, Team Building, Contract Management, Motivação, Negociação Internacional e Outdoor Training (em inglês e espanhol). Engenheiro Civil pela UFF, Membro efetivo do Project Management Institute (USA) desde 1976, Credenciado em Outdoor Training pela Pro Action (USA). Pioneiro com Paul Dinsmore do TEAL Treinamento Experiencial ao Ar Livre desde 1992. Ocupou posições executivas na Ecisa, Montreal Engenharia, Promon, EMOP, CBPO, Odebrecht. Desenvolveu programas de treinamento e consultoria para 50% das 100 melhores empresas para se trabalhar (Revista Exame 2007), entre as quais AMIL, CORREIOS, SEBRAE, RECEITA FEDERAL, INSS, UNIBANCO, ELETRONORTE, PETROBRAS, QUEIROZ GALVÃO, STJ, TSE, TER-MG, TJ-PE, TELEFONICA. Consultor internacional, com trabalhos nos EUA, Costa Rica, Equador, Venezuela e Peru. Trabalhou 08 anos como Diretor / Facilitador da Amana-Key (2008-2000) e como Diretor / Consultor da Dinsmore Associates (1992-2000)
José-Roberto-Marques

José Roberto Marques (SP)

Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching- IBC. Master Coach Trainer certificado pela European Coaching Association (ECA), Behavioral Coaching Institute (BCI) International Association of Coaching Institutes, Global Coaching Community (GCC) e Metaforum International.
Especialista em Linguagem Ericksoniana pela American Society of Clinical Hypnosis e Global Institute for Trauma Resolution. Fez diversos treinamentos, formações e certificações em: Psicologia, Liderança, Coaching e Programação Neurolinguística em 04 continentes.
Empresário e Psicoterapeuta com 26 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas com Especializações em Gestão de Pessoas e Empresas. Criador de diversos instrumentos e ferramentas para desenvolvimento de pessoas e do Programa de Formação e Certificação Internacional Professional & Self Coaching – PSC. Coautor do livro: Manual Completo de Coaching.
karim

Karim Khoury (SP)

Consultor de empresas, Diretor da ACORDO Consultoria e Treinamento; Palestrante, ator, Coach Executivo e Pessoal (Integrated Coaching Institute) , Trainer em PNL (Sociedade Brasileira de PNL).  Autor dos livros: “Soltando as Amarras Emagrecimento e Mudança Comportamental” “Com a Corda Toda Auto Estima e Qualidade de Vida” e “Vire a Página – Estratégias para Resolução de Conflitos” e “Liderança é uma questão de atitude” ambos publicados pela editora SENAC.
MARCELO KARAM GUERRA2

Marcelo Karam (PR)

Mestre em Tecnologia Educacional; Especialização em Treinamento Desportivo e Marketing; Administrador de Empresas; Formação em Coordenação de Dinâmica de Grupos e em Análise Transacional; Curso de Extensão em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida – American University – EUA; Docente da UNIFAE Business School – Pós-Graduação nos cursos Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica de Pessoas desde 1997 com as disciplinas Autoconhecimento e Qualidade de Vida e Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Diretor da ATS Consultoria e Treinamento; Consultor em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida; Há mais de 30 anos atua no esporte como atleta e preparador de equipes.
foto James

James McSill (Inglaterra)

Director da McSill Ltd, Serviços de Consultoria e Gerenciamento de Carreiras, Londres; Estúdio Yorkshire, York, de “mentoring/coaching”, editoração eletrônica e treinamentos à distância para autores; da McSill Agency São Paulo e da recém formada Story Power Publishing, Los Angeles.
É reconhecido por suas atividades pioneiras na indústria do livro. Em seus treinamentos, ensina a levar textos (storytelling) a patamares superiores de qualidade. Atualmente  é um dos consultores literários mais bem-sucedidos do mundo; seu trabalho abrange Europa, América Latina e América do Norte.
Empresário e consultor literário, linguista por formação, nos últimos 25 anos impulsionou metodologias como Task-based Learning (CollinsCobuild), mudando o cenário do ensino de idiomas estrangeiros no mundo. Neste ano, acrescenta aos seus desafios o de pequeno editor (EUA), diretor de agência literária (Brasil), representante para a América Latina e Península Ibérica do prestigiado BritWriters’ Awards (Inglaterra), bem como a ampliação de seu bem-sucedido sistema de treinamento remoto para jovens autores: Book in a Box.
Sua metodologia, conhecida como “Conversando com James McSill”, cria um ambiente descontraído para que os autores descubram ou desenvolvam a sua própria voz.
silvana-santos

Silvana dos Santos Pereira (SP)

Doutora em Administração de Empresas, com Foco em Inovação Organizacional. Professora do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP- POI). Fundadora e Membro do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Neste desenvolveu em conjunto com outros professores a Metodologia de Identificação de Organizações Inovadoras aplicada pela Revista Época Negócios para identificar as “25 Empresas Mais Inovadoras Do Brasil”. É Co-Autora Dos Livros: O Meio Inovador Interno e seus Condicionantes, Organização Inovadoras Sustentáveis: Uma Reflexão sobre o Futuro das Organizações e Organização Inovadoras II. Nas últimas 02 décadas dedicou-se ao estudo de Modelos Mentais, Inovação e Transformação Organizacional, possuindo sua própria empresa de consultoria, onde desenvolveu a metodologia utilizada para a transformação de Organizações, o “Breakthrough Thinking” .Atuou em projetos de Transformação Organizacional da Embraer, Ford – Projeto da Fábrica de Camaçari, Copesul, Odebrecht, Braskem, Bcp Telefonia Celular, Cargill, Camargo Corrêa, Ig, Santander, Telefonica, Petrobrás, Unilever, Nestlé, entre Outras. Foi Executiva da Bayer do Brasil e da Monsanto.
lisete site

Lisete Herzog (República Dominicana)

Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional e de Grupos, Consultora com experiência em processos grupais, mudança de cultura e desenvolvimento de altas gerencias. Coordenadora do programa de Diplomado em Dinâmica de Grupos da Univ. Católica de Santo Domingo, Consultora em Desenvolvimento Humano e de Talentos na Tabacalera de García, empresa do grupo franco-espanhol ALTADIS e autora de diversos artigos publicados na América Central.
Maragarete De Boni

Margarete de Boni (RS)

Psicóloga, Clinical Member (ITAA/USA), Membro Didata Clinico em Análise Transacional (UNAT/Brasil), Especialista em Análise Transacional pela FATEP, Membro Didata Organizacional(em formação), Didata da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo,
Mediação de Conflitos(CLIP), Formação em Biografia, Coaching (Institute of Leadesrhip and Management/Londres). Trabalha em consultoria de desenvolvimento de grupos, realiza
Coaching Executivo, Mediação de Conflitos Organizacional e Familiar. Proprietária da Crescere Desenvolvimento Humano, Sócia Diretora do Institutho dy Crescere Personas e Redatora da
Revista Digital AÇÃO in Coaching. Coordenadora da Formação em Coaching com parceria ILM/IPC Londres.
renado-de-oliveira

Renato de Oliveira (RS)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris – 1993), tendo realizado estágio pós-doutoral na Universidade Aberta da Catalunha, em Barcelona, Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ética e Sociologia da Inovação, tendo atuado como gestor público em C&T. Atua como consultor nas áreas de gestão da inovação e ensino superior.”
JB VILHENA

JB Vilhena (SP)

Presidente e Sócio do Instituto MVC. Trinta e um anos de experiência em treinamento, consultoria e coaching, nas áreas de Educação Corporativa, Gestão Estratégica, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 100 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006, 2007 e 2010; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) de 2006 a 2011; CRIARH; ExpoVendaMais. Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV. Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed. ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC) e Co-autor de 4 livros. Colunista da Revista VendaMais há 7 anos. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning – Vendas Consultivas e Negociação Comercial .
MARCIA LUZ foto para eventos dir

Márcia Luz (SC)

Psicóloga/UFSC; Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos; Especializada em Gestalt-terapia; Mestre em Engenharia de Produção. Atualmente, desenvolve trabalhos de consultoria, seleção e treinamentos em diversas empresas de diferentes segmantos. Professora de cursos de pós-graduação, palestrante e atua em Congressos Nacionais. Sócia presidente da Plenitude Soluções Empresariais. Autora dos livros “Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena”, “Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena” e “Construindo um Futuro de Sucesso”.
Denize Dutra 2012b

Denize Dutra (RJ)

Sócia-Diretora da Denize Dutra Gestão e Desenvolvimento. Atua há 30 anos com educação corporativa, programas de desenvolvimento de pessoas e coaching, junto a inúmeras organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior. Mestre em Administração Pública pela EBAPE – FGV. Psicóloga Organizacional com Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Educação. Certificação Internacional em Coaching Integrado pelo ICI. Professora e Coordenadora da FGV. Professora convidada da Universidade de Coimbra. Conferencista em eventos nacionais e internacionais. Foi Consultora do Projeto Delfim da Comunidade Européia em parceria com a APG e outras entidades portuguesas.  Escreveu diversos artigos  para publicações especializadas. Tem uma coluna na Revista Human (Portugal). Membro da ABRH e da APG – Associação Portuguesa de Gestores.
Profa_Célia.Ferraz3

Célia Marcondes Ferraz (SP)

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Coordenadora do Departamento de Educação Executiva e Professora – ESPM – SP. Ocupou posições de Direção de Marketing, Vendas e Recursos Humanos de empresas multinacionais de grande porte. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Colunista da Revista RH e Negócios.
FRANCISCO BATISTA IMG_6787

Francisco Araújo Batista (RS)

Mestre em Administração de Empresas; Especialista em Dinâmica dos Grupos/SBDG; Especialização – MBA – Gestão Empresarial/FGV e em Recursos Humanos/PUC-RS; Graduação Administração de Empresas/UNISINOS. Diretor Recursos Humanos das Lojas Colombo. Presidente ARH Serrana  Gestão 2012-2013; Conselheiro ABRH-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário