sexta-feira, 12 de abril de 2013

DESAFIOS ESTRATÉGICOS PARA O RH EM 2010


DESAFIOS ESTRATÉGICOS PARA O RH EM 2010

Dias 01 e 02 de dezembro – Hotel Pergamon – São Paulo
8:30 Recepção e distribuição de material
9:00 Abertura pela presidência do evento
José Airton Castro - Headhunter
JAC Consultores
Dia 01 de dezembro de 2009
I - CENÁRIO ECONÔMICO E O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO RH
09h15min - Como o RH pode agregar valor num momento de redução de despesas diretas e indiretas - como manter o adequado engajamento dos colaboradores e garantir a rota para atingir os objetivos traçados? Como reter no momento de crise?
A gestão de pessoas tem sido a cada dia um grande diferencial nas organizações. Quanto mais as empresas investem e conseguem como resultado pessoas motivadas, desenvolvidas circundadas de um ambiente propício ao conhecimento e a inovação, tem aumentado proporcionalmente os seus resultados financeiros e a criação de valor de suas organizações. A mística que investir em pessoas é despesa deve ser eliminada e ser instaurada a máxima que em pessoas investimos, portanto, buscamos resultados diferenciados e ampliação dos conhecimentos organizacionais.
Para isto é essencial que as empresas possuam práticas e programas que possam estabelecer mais do que atração e retenção das pessoas, mas sim lealdade.
O RH do mundo corporativo atual deve ser o facilitador, o organizador, o mediador e o articulador de mudanças comportamentais e organizacionais que priorizam a produtividade, a flexibilidade, a integração, a interação, o envolvimento dos profissionais no negócio e,principalmente, o contínuo desenvolvimento da inteligência nas empresas.
  • A crise mundial e seu impacto no mercado Brasileiro no ano de 2009 – quais foram as estratégias de combate mais adequadas e bem sucedidas
  • A contratação de vagas no mercado e seu impacto na Gestão de Pessoas;
  • Como estabelecer um planejamento realista diante do novo cenário, que não seja pessimista e equilibre o crescimento anterior, a crise e o pós-crise;
  • Participando de decisões estratégicas: como o RH deve contribuir?
Américo Garbuio Jr – Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional
Schincariol
10h30min - COFFEE BREAK
II – RH ESTRATÉGICO
11h00min – Mesa Redonda: Estruturação de um RH estratégico: o que torna um RH, de fato, estratégico?
Transformar a área de Recursos Humanos em um RH estratégico com atuação alinhada aos planos de negócios parece um objetivo muito simples. Mas como fazer? Como criar um RH que funcione como gestor humano, agente de mudanças e que vai além do capital humano, integrando-se às iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio.
O RH estratégico pode ser estruturado a partir de seus gestores, de baixo para cima ou apenas em empresas que tem em sua cultura ou em sua liderança a valorização desse posicionamento estratégico conseguem estruturar o RH estratégico de fato? Como negociar a participação estratégica do RH em empresas que não reconhecem a importância de um RH estratégico?
Sheila Fonseca - HR Latin America Director
Chemtura
Antonio Herbert Duarte Ferreira - Diretor de Recursos Humanos – América Latina
Agfa Gevaert do Brasil
12h30min - ALMOÇO
III – DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS E RETENÇÃO DE TALENTOS
14h00min - O programa de Educação Corporativa como estratégia para o desenvolvimento de lideranças a partir do modelo de desenvolvimento por competências
  • Entendendo as mudanças no papel de RH
  • Conceito de competência
  • Mapeamento de competências
  • Desenvolvendo a organização a partir de competências
  • Educação Corporativa com foco no desenvolvimento de competências
Aline Violini - Gerente de RH – América Latina
Glu Mobile
15h00min - Preparando as novas lideranças. Como compreender, gerenciar e treinar a geração Y para assumirem posições estratégicas na empresa
“Se a quebra de paradigmas causada pela geração Y já está chacoalhando as corporações, imagine o que vai acontecer quando o mercado de trabalho começar a receber a próxima geração. Assim como as duas predecessoras, esta geração foi denominada por uma letra - V, de virtual, e promete profundas mudanças na rotina empresarial. A geração V é conhecida, também, como nativos digitais.
De acordo com o Instituto Gartner, a geração V será tão revolucionária que vai passar a relativizar até o conceito de geração. O instituto de pesquisas afirma que a chegada dos V somada à pesada vivência dos Baby Boomers, Xs e Ys na internet (um ambiente sem hierarquia tradicional) vai nublar a diferença clara entre essas pessoas. Como cada indivíduo terá vários personagens no mundo virtual - que podem ter qualquer idade -, os relacionamentos vão acontecer de maneira mais livre entre as gerações. Esses personagens, destaca o instituto, vão agir como pessoas independentes de gerações.” Revista Melhor Gestão de Pessoas, no. 261
  • Anseios e expectativas da Geração Y – geração nascida em meados dos anos 80
  • Como aproveitar a conectividade e a velocidade desses profissionais a favor da empresa
  • Como integrar as diversas gerações de forma produtiva para o negócio
  • Gestão ótima da Geração Y e como se preparar para otimizar e aproveitar o ingresso geração V no mercado

Felipe Westin - Diretor de Coaching Key Executives
Right Management
16h00min - COFFEE BREAK
16h30min - Case de sucesso de uma empresa com programas de liderança voltados para Resultado - Caso prático da Viscofan do Brasil
A Viscofan do Brasil detectou a necessidade de preparar seus gestores para que também pudessem, efetivamente, assumir a responsabilidade pela gestão de suas respectivas equipes; dessa forma foi necessária a atuação ou entendimento dos seguintes pontos :
  • História: Breve histórico da Viscofan, em nível mundial, e como se deu o início e desenvolvimento de suas atividades no Brasil.
  • Análise da situação: o que contribuiu para o perfil encontrado nos diversos níveis de liderança; indicadores, crenças e motivos.
  • Definição do perfil desejado das lideranças: envolve a definição das competências chaves requeridas e de que forma isso se refletiria nos comportamentos.
  • O Processo: estruturação do programa de desenvolvimento das lideranças, comunicação e a abordagem com os envolvidos.
  • Análise e avaliação de resultados durante o treinamento: utilização dos inventários de pessoal e pesquisa de clima como ferramentas para gestão de pessoas.
  • Resultados práticos: Criação de grupos de RH nas unidades, compartilhando a gestão de pessoas
Enio Forjanes – Gerente de RH
Viscofan do Brasil
17h30min ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA DE CONFERÊNCIA
Dia 02 de dezembro de 2009
8:30 Recepção e distribuição de material
9:00 Abertura pela presidência do evento
José Airton Castro - Headhunter
JAC Consultores
09h15min - Alternativas e melhores práticas em desenvolvimento de competências: coaching, mentoring, participação em projetos e job rotation.
  • Como construir ou desenvolver as competências de que a organização precisa para alcançar seus objetivos estratégicos
  • Diferentes formas e instrumentos para o desenvolvimento de competências comportamentais
  • Alternativas criativas para desenvolver competências técnicas  
Luciana Pimenta - Diretora de Consultoria
Franquality Consultoria em RH
10h15min - COFFEE BREAK
IV – REMUNERAÇÃO
10h45min - Remuneração de Talentos – estratégias de compensação financeiras e não financeiras que criam diferencial perante o mercado
O debate sobre remuneração, produção e motivação é extenso. Ele existe porque embora haja uma relação entre estas variáveis ela não é absoluta. Entenda o que é valor para seus colaboradores
  • Remuneração Estratégica – uma análise das práticas de mercado
  • PLR, bônus e demais opções de gratificação
  • Perspectivas da remuneração variável no novo cenário econômico
  • Remuneração e cultura – diferentes percepções de valor que devem ser consideradas na modelagem de um sistema de Recompensas Estratégico
  • A importância das Recompensas não Financeiras para Complementar a Remuneração Estratégica da Organização garantindo uma percepção de Valor dos Colaboradores
José Antonio Monteiro Hipólito – Sócio 
Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações
V – GESTÃO DE MUDANÇAS
11h45min - Como e por que o RH deve se preparar para assumir a liderança no processo de Gestão de Mudanças da empresa
Diante de todas as transformações no mercado ocorridas em 2009 mais do que nunca é preciso tratar a Gestão de Mudanças como uma prática diária nos próximos anos
  • O planejamento da Gestão de Mudanças: Compreensão compartilhada da mudança organizacional e dos resultados esperados do processo; Preparação dos líderes para lidar com as suas emoções e da equipe; canais de comunicação eficazes para todas as fases do processo de mudança; 
  • RH como sujeito e objeto das mudanças e a responsabilidade do RH na preparação da Organização para as mudanças;  como se preparar internamente para liderar o processo na empresa como um todo;
  • Resultados: integração dos processos e avaliação
  • Modelo de Gestão de Mudanças como uma prática contínua
Marcel Ferrada -  Sócio 
DMR Consulting
12h45min - ALMOÇO
VI – WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS – RH ESTRATÉGICO
14:15 O papel de RH no desenvolvimento de lideranças com foco em resultado
Um programa de desenvolvimento de lideranças deve apoiar estrategicamente o negócio das corporações, dessa forma ele deverá estar atrelado a Resultado. O objetivo desse Workshop é o de fornecer instrumentos para desenvolver um programa de desenvolvimento de lideranças estratégico que possa impactar positivamente nos Resultados da empresa. 
  • O que levar em consideração para o Desenvolvimento de Liderança
  • Qual o papel estratégico do lider na organização
  • Como trabalhar com a expectativa da organização e dos envolvidos
  • Qual deve ser o posicionamento do RH nesse processo
  • Quem define um programa de liderança
  • Como melhorar os resultados na organização através do Desenvolvimento das Lideranças

Maria Luiza de Oliveira Palumbo - Consultora
Psicóloga, pós graduada em Administração de Recursos Humanos e pós-graduanda em Coordenação de Grupos pela SBDG. Mais de 20 anos de carreira desenvolvidos em  Recursos Humanos, notadamente nas áreas de treinamento e desenvolvimento, clima organizacional, remuneração e benefícios, seleção de pessoal, comunicação interna e avaliação de performance, em empresas de médio e grande porte: BSH Continental Eletrodomésticos do grupo Bosch e Siemens, Grupo Combustol/Metalpó, Crown Castle, American Tower, Sodexho do Brasil, entre outras. Atualmente consultora especializada em projetos na área de Desenvolvimento de Lideranças.

17h30min ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA


INFORMAÇÕES GERAIS:
DATA: 1 e 2 de dezembro de 2009
LOCAL: Hotel Pergamon - São Paulo - SP
ENDEREÇO: Rua Frei Caneca, 80 - Consolação
TELEFONE DO HOTEL: (11) 3123.2021
HORÁRIO: 8:30 às 18:00
INVESTIMENTO:VALOR DA INSCRIÇÃO PARA O EVENTO COMPLETO: R$ 2990,00
Desconto de 10% para inscrições até 20/11: R$ 2691,00
INCLUI: Além das palestras, CD-Rom com material didático que for disponibilizado, certificado, estacionamento, coffees e almoço

INSCRIÇÕES:

Atendimento: Célia - celia@dialogia.com.br
Tel.: (11) 3567-6550
www.dialogia.com.br



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